Você sabia que empresas que aderem a um catálogo de fornecedores podem ter um saving de até 15% nas negociações de indiretos? E, para quem atua na área de suprimentos, economia é a palavra-chave! Mas a informação que abre este artigo não é a única vantagem que um catálogo de fornecedores digital pode oferecer. Além dessa redução imediata nos custos de aquisição, ele é responsável por otimizar os processos de compra.
Além da economia direta com a redução de custos, um catálogo de fornecedores digital aumenta a eficiência do processo de compras ao eliminar etapas manuais e repetitivas.
Com todas as informações já estruturadas — como preço, prazo de entrega, impostos e condições de pagamento — os profissionais de compras gastam menos tempo em pesquisas.
O modelo, que pode fazer parte de um marketplace B2B, permite que as áreas de negócio possam gerar pedidos diretamente, sem precisar passar pelo time de compras a cada nova demanda, proporcionando mais autonomia e agilidade ao processo.
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira os benefícios de um catálogo de fornecedores para os processos de compras da sua empresa!
Um catálogo de fornecedores é uma ferramenta digital em que os produtos e os serviços que cada fornecedor oferece são carregados e mantidos atualizados diretamente por eles, incluindo preços e outros aspectos comerciais.
Dessa forma, o catálogo facilita desde a busca por itens até a geração de pedidos de compra, com todas as informações necessárias já disponíveis para consulta imediata. O ponto essencial é que a gestão dos dados fica a cargo dos fornecedores, enquanto o time de compras atua nas decisões estratégicas de sortimento e negociação.
Esse formato moderno, impulsionado pela tecnologia, permite que diferentes membros da equipe acessem o catálogo facilmente, de qualquer lugar.
A finalidade principal de um catálogo de fornecedores é otimizar o processo de compras, facilitando a consulta e a organização de informações sobre produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores pré-aprovados. Ele centraliza dados importantes, como preços, condições comerciais e histórico de transações, permitindo uma visão clara e ágil para os usuários.
Diferente de um marketplace, que agrega vários catálogos de fornecedores, um catálogo específico centraliza apenas os dados dos fornecedores previamente homologados pela empresa. Assim, outras áreas podem fazer pedidos de maneira autônoma, sem envolver o time de compras para cada transação, mas dentro de um ambiente controlado e com fornecedores confiáveis.
O uso de um catálogo de fornecedores simplifica o processo de compras, permitindo fácil acesso a informações atualizadas sobre fornecedores aprovados. Isso evita a necessidade de iniciar uma nova busca para cada aquisição, economizando tempo e esforço da equipe.
Além de manter as informações sempre atualizadas pelos fornecedores, o catálogo permite comparar diferentes opções, promovendo melhores condições de compra em termos de preços e prazos. A empresa também assegura uma cadeia de suprimentos estável, com fornecedores previamente avaliados e alinhados aos requisitos da companhia.
A cada pedido, é comum que haja uma nova pesquisa de fornecedores. Com isso, são selecionados os mais adequados para suprir a demanda, sendo solicitado o orçamento. Porém, caso as especificações passadas para o parceiro estejam incompletas, cabe ao comprador buscar as informações corretas junto ao requisitante. Não é necessário concluir o processo para mostrar como ele é longo e cheio de pequenas etapas que, quando não cumpridas, travam a continuidade do fluxo.
Tudo isso acarreta custos, tanto diretos (gastos com telefonemas, por exemplo) quanto indiretos (como o tempo demandado para uma compra que deveria ser simples). Se todo esse esforço operacional for empregado em uma compra recorrente, sem valor agregado para a empresa, o desperdício fica ainda maior. Levando isso em conta, não é surpresa que a adesão aos marketplaces e catálogos digitais de fornecedores e produtos esteja crescendo rapidamente. E, diferente do que muitos gestores imaginam, essa solução não está ao alcance apenas das grandes empresas.
Com eles, a relação com fornecedores fica mais fácil, uma vez que toda a negociação é feita de uma vez, com volumes já estabelecidos e os pedidos ficam concentrados em uma única plataforma. Ao “terceirizar” as tarefas operacionais para o catálogo de produtos e fornecedores, os profissionais ficam responsáveis pelo acompanhamento da utilização interna da ferramenta e se dedicam mais às análises e à busca por novas oportunidades. Abaixo, você encontra outros tópicos que mostram como essa inovação otimiza o processo de compras B2B.
Quando falamos em racionalização da base de fornecedores, não queremos dizer que ela deva ser menor e, sim, mais eficiente, utilizada de forma racional e que torne o processo de compras B2B mais simples.
O marketplace de fornecedores tem um papel importante nessa tarefa. Com ele, você garante que os dados estão sempre atualizados, além de evitar a duplicidade de cadastros. Assim, quando o comprador precisar, saberá que está negociando com um fornecedor ativo, que, de fato, integra o quadro de parceiros.
Outro ponto positivo de aderir a um marketplace B2B é a oxigenação da base. Nele, os compradores tratam com vendedores já homologados e que estejam de acordo com a política de compra estipulada pela sua empresa.
Grande parte do processo de compra pode ser automatizado, dando espaço para que os profissionais foquem naquilo que é importante para o negócio. Afinal, mesmo que as aquisições recorrentes sejam essenciais para o funcionamento de qualquer empresa, aquelas referentes a insumos ou matéria-prima devem ser a prioridade dos compradores.
Atualmente, a tecnologia pode ser implementada para reduzir o trabalho operacional da área de compras e tem apresentado resultados surpreendentes. É fato que alguns gestores ainda enfrentam a falta de engajamento na transformação digital. Entretanto, implementá-la é o primeiro passo para vencer essa resistência e mostrar como todos os profissionais têm a ganhar ao deixar de lado fluxos lentos e burocráticos.
Um catálogo de fornecedores que automatiza a compra de 70% indiretos pode resultar na redução de até 60% no tempo de espera do requisitante. Como o marketplace B2B gerencia o cadastro de produtos e seleciona os vendedores, as aquisições de materiais de escritório, limpeza e descartáveis, por exemplo, podem ser realizadas em poucos cliques. Ainda utilizando o exemplo, as solicitações de compra são padronizadas, com informações e imagens claras dos produtos disponíveis e homologados, dando mais autonomia aos requisitantes e agilizando muito o processo de aquisição.
Leia mais: Processos de compras operacionais: como eles diminuem a produtividade da sua equipe?
Outro grande benefício dos marketplaces corporativos é a visibilidade de novos produtos e fornecedores disponíveis no mercado. É comum que as empresas comprem rotineiramente os mesmos itens com os mesmos vendedores, pois o trabalho de captação e desenvolvimento de novas oportunidades é trabalhoso.
Com os marketplaces isso também é facilitado, pois o acesso a diversos produtos e fornecedores de qualidade semelhante, já estão disponíveis nas plataformas para compra ou apenas consulta.
Um catálogo de fornecedores otimiza o processo de compras ao assegurar que a empresa tenha uma base de parceiros previamente avaliados e aprovados, seguindo as políticas e normas de homologação definidas pela companhia.
Com fornecedores que atendem a esses critérios, o processo de aquisição se torna mais seguro e confiável, proporcionando à empresa maior segurança nas transações.
Dessa forma, a equipe de compras tem maior confiança na seleção de fornecedores, sabendo que cada parceiro foi cuidadosamente aprovado para garantir qualidade e cumprimento dos prazos estabelecidos.
O catálogo também contribui para uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos, permitindo que a empresa monitore e gerencie de forma organizada a disponibilidade de insumos para suas operações.
Ao ter fácil acesso a todas as informações sobre os fornecedores, a equipe de compras consegue identificar rapidamente quem pode atender a determinada demanda de maneira ágil.
Além disso, o catálogo favorece a diversificação de fornecedores, oferecendo alternativas caso algum parceiro não esteja disponível, evitando assim atrasos e interrupções no fornecimento.
Definitivamente, a área de suprimentos não pode ficar estagnada frente às inovações. Aderir a um catálogo de fornecedores completo, que ofereça a otimização que a equipe precisa, certamente, trará resultados não apenas para o departamento, mas para o negócio como um todo.
O Nimbi Private é a solução ideal nesse cenário, permitindo que sua empresa adquira os insumos necessários de forma simples e eficiente. Com toda a gestão de itens, preços e fornecedores centralizada, a plataforma digital oferece uma experiência de compras otimizada e sem custo adicional.
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