Quais os benefícios de contratar uma empresa para executar projetos de sourcing?

Sourcing

Aqui no blog, já falamos sobre o que é strategic sourcing e como implementar esse conceito na sua área de suprimentos. Hoje, embora o sourcing continue sendo o nosso tema, vamos abordá-lo de outro ponto de vista: a partir dos benefícios de contratá-lo como serviço. Isso porque a terceirização em compras abriu as portas para que uma série de tarefas possa ser delegada a uma equipe externa. Assim, os compradores internos podem se dedicar a outras questões. Entretanto, não são apenas os trabalhos operacionais que podem contar com uma ajuda especializada.

O serviço de consultoria de sourcing atua de forma a transformar os fornecedores em verdadeiros parceiros estratégicos. Por isso, o foco não está em uma negociação única, mas sim em gerar contratos de abastecimento mais robustos. Ou seja, atua de forma estratégica, ajudando, também, no desenvolvimento de novos fornecedores.

Para conhecer melhor o que é o serviço de consultoria de sourcing e quais as vantagens de contratá-lo, continue a leitura! Até o fim do artigo, você verá como uma parceria pode alavancar os seus resultados de compras.

Afinal, como funciona o serviço de consultoria de sourcing?

O sourcing é uma metodologia que propõe uma negociação estratégica através da redução pelo Total Cost of Ownership (TCO) e para isso faz uma análise profunda de cada família de produtos e serviços. A partir das informações extraídas, as decisões de negociação deixam de se apoiar apenas no preço. São considerados, então, outros fatores, como o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos de longo prazo com parceiros estratégicos, que podem ajudar o comprador a atingir as metas de lucratividade.

Para implementá-lo, é necessário que a área de compras passe por mudanças significativas. Porém, com compradores presos a tarefas operacionais, é comum que o momento da virada de chave seja adiado. Entretanto, a disponibilização desse trabalho como um serviço de compras ajudou muitos gestores a tirarem o projeto de sourcing do papel.

Esse é um processo que acontece em seis etapas:

  1. análise da demanda: especificações, volumetria anual, modelo de contratação e definição de baseline;
  2. mercado fornecedor: pesquisa de fornecedores, elaboração e análise da RFI (Request for Information), pré-qualificação e definição dos parceiros;
  3. modelo de contratação: análise de demanda versus oferta, definição dos níveis de serviço e da estratégia de contratação;
  4. RFx: equalização das propostas, seleção dos fornecedores mais competitivos, definição da estratégia de negociação;
  5. negociação: condução das tratativas, análise dos resultados, loss review;
  6. fechamento: assinatura do fornecedor na carta de intenção, reunião formal de handover, aceite do resultado e fechamento do processo.

Apenas pela complexidade do trabalho, já dá para ter ideia dos benefícios que a área de compras terá a partir do serviço de consultoria de sourcing. Mas, para deixá-los ainda mais detalhados, elaboramos uma lista com 3 pontos de melhoria. Veja abaixo.

Quais os benefícios de contar com um serviço de consultoria de sourcing?

1. Diversificação dos fornecedores

Em algumas empresas, o serviço de sourcing pode ser realizado utilizando a base de fornecedores da terceirizada. Por já ter contatos por conta de outros clientes, fica mais fácil encontrar novas parcerias que supram as necessidades de abastecimento ou, até mesmo, sejam ainda mais estratégicas para as categorias analisadas. A empresa, então, conduz as negociações com sinergia de volume de outros clientes, utilizando catálogos pré-negociados, além de dar suporte na implantação dos contratos.

2. Qualificação da base

As duplicidades são um problema corriqueiro para quem atua na área de compras. Mas não é apenas isso. Existem, também, bases com informações equivocadas ou desatualizadas, contratos prestes a vencer e itens que já não cumprem as especificações técnicas necessárias. Ao contratar o serviço de sourcing, será feita a racionalização dessa lista. Assim, todos passarão uma nova triagem para garantir que todos os contatos que ali constam estejam aptos para fechar negócio com segurança.

3. Garantia de compliance

Esse é outro conceito que tem virado rotina na vida dos profissionais. O compliance em compras vem sendo cada vez mais exigido e demanda bastante atenção. Ele tem o objetivo de garantir a conformidade das ações. Ou seja, preza para que todas sigam um modelo de transparência, obedeçam às leis e aos regulamentos, visando a lisura das negociações e a coibição de práticas corruptas. No serviço de sourcing, todos os aspectos legais são considerados, formando uma base confiável e que assegure a governança.

  • A partir do trabalho desenvolvido pelos parceiros contratados para a implementação do sourcing, é possível mensurar, também, outros resultados. São eles:
  • benefícios adicionais agregados: resultados não monetários de ações que agregam valor para uma função ou processo (treinamento da equipe de compras por parte do fornecedor, por exemplo);
  • redução de custo em impostos e taxas: são reduções possíveis a partir da análise do tipo de finalidade do bem ou serviço adquirido, sua origem/destino e tipo de constituição do fornecedor;
  • custo evitado: o cost avoidance refere-se à economia conquistada por meio de uma ação da área de compras que evitam o aumento do custo de aquisição de materiais e serviços;
  • redução de custos: é o famoso saving. Ele é calculado pela diferença entre o custo total antigo e o custo total novo.

Agora que você já sabe quais os benefícios do sourcing para a sua empresa, converse com um de nossos especialistas e dê o próximo passo na transformação da sua área de compras.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin