Strategic Sourcing: você sabe o que é?
A área de Compras está cada vez mais se posicionando como uma área estratégica que agrega valor para as empresas. Uma das ferramentas mais utilizada para tal fim, é o Strategic Sourcing.
O que é Strategic Sourcing?
O Strategic Sourcing é a metodologia que realiza uma análise profunda do Custo Total de Aquisição (Total Cost of Ownership – TCO) de cada família de produtos ou serviços. Neste sentido, as decisões de negociação passam a apoiar-se não somente no preço, mas no TCO de materiais e serviços, e no desenvolvimento e manutenção de relacionamentos de longo prazo com parceiros comerciais que podem ajudar o comprador a atingir as metas de lucratividade e satisfação do cliente.
Esta análise permite também uma visão mais estratégica dos modelos de compra atuais e identificação de oportunidades baseados em:
– Especificações de produtos e/ou serviços: Estamos comprando o item certo? Quais as categorias estratégicas?;
– Níveis de serviço: Nossos fornecedores atendem às nossas expectativas de qualidade?;
– Mercado Fornecedor: Conhecemos os fornecedores das categorias estratégicas?
Com a implementação das melhores estratégias de compra para todas as categorias é possível garantir:
– Maior potencial de redução de custos;
– Aumento de desempenho da cadeia produtiva;
– Melhoria da qualidade, agilidade e transparência dos processos operacionais.
A partir de uma perspectiva de tecnologia da informação, o Strategic Sourcing inclui a automação de processos como de homologação de fornecedores, solicitação de informação, proposta ou cotação, leilão eletrônico, comércio B2B e gerenciamento de contratos.
Quer saber mais? Nosso eBook traz os detalhes mais profundos sobre a metodologia, Análise da demanda, Mercado Fornecedor, Modelo de contratação, RFx, Negociação e Fechamento, tudo para ajudar sua empresa a comprar de forma mais eficiente.