Os contratos estão presentes em toda a cadeia de suprimentos… Desde a compra de insumos até o transporte e armazenamento, um acordo entre as empresas precisa ser sempre validado e, mais importante, acompanhado. Por isso, na gestão de compras, sabemos que qualquer falha em um desses contratos pode levar a perdas para ambas as parceiras ou até desabastecimento de produtos e paralisação de produções.
Já imaginou como é fácil perder um email no meio de centenas? Ou até mesmo como é difícil acompanhar o contrato que um colega que entrou de férias iniciou? E o tempo que leva para encontrar um orçamento em papel nos arquivos?
Um estudo da World Commerce & Contracting (WorldCC) afirma que administrar contratos manualmente pode resultar em perdas anuais de até 9,15% para as empresas, devido à ineficiência desse tipo de gestão.
É por isso que a automatização e digitalização tem tornado o trabalho da área de compras cada vez mais fácil. Afinal, o uso da tecnologia surgiu exatamente para evitar que processos importantes como a gestão de contratos tenham complicações desnecessárias.
Em uma plataforma de compras, por exemplo, além de automatizar diversas etapas do processo, é possível que as equipes de uma empresa consigam monitorar e controlar melhor seus contratos com mecanismos como workflows e alertas para ganhar vantagens competitivas frente ao mercado atual.
Quando falamos em soluções de plataformas de compras, uma boa gestão de contratos ganha benefícios que vão desde agilidade a qualidade e padronização de processos.
Empresas e seus parceiros conseguem visualizar e acompanhar documentos dos dois lados, agilizando assinaturas eletrônicas, mas também permitindo que acompanhem datas de vencimento, renovações, pagamentos e status de contratos, criando até mesmo notificações das etapas mais cruciais, o que torna o processo mais claro e visível para todos.
Em plataformas de gestão de compras como a Nimbi, todos conseguem monitorar o andamento do pedido e até mesmo saber que usuário modificou o que e quando, o que garante que empresas possam analisar o desempenho e o SLA de seus compradores, mas também consiga notar divergências de interesses e valores com seus fornecedores.
Com alertas simples automatizados, é possível ter maior controle das obrigações e identificar não comprimentos com maior agilidade, evitando atrasos ou grandes problemas e, assim, tomar providências antes da situação escalar.
Uma boa plataforma de compras como o e-Procurement da Nimbi é de fácil e intuitivo acesso. Assim, qualquer fornecedor e empresa consegue acessar o sistema, colocar os dados necessários e acompanhar tudo de maneira digital sem ter grandes instalações.
Com a ajuda de uma plataforma como a Nimbi, a empresa consegue criar templates para diferentes tipos de pedidos e contratos, o que dá um ar mais profissional para esse negócio frente ao mercado e ainda garante que as informações necessárias sejam sempre coletadas.
Ter um sistema de gestão de compras faz sua administração de contratos realmente subir de nível e controlar o ciclo de vida do produto de maneira ainda mais madura e inteligente, garantindo que cada etapa legal e ética seja cumprida como deve de acordo com sua política interna, permitindo que a empresa dê mais um passo na evolução digital tão importante hoje em dia.
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