Compras mais sustentáveis? Com o Certifica +, os critérios de ESG passam a ficar mais transparentes durante a homologação de fornecedores.

Quando pensamos na evolução de um dos nossos principais módulos, buscamos ouvir você, comprador, que lida com ele no dia a dia. 

E, por meio dessa troca de ideias, identificamos a necessidade de oferecer algo além de somente automação e praticidade ao processo, mas trazer também segurança e possibilidade de analisar os critérios ESG dos parceiros de negócios. 

Afinal, a relação entre compradores e fornecedores evoluiu de apenas fornecer com o melhor custo-benefício para uma relação mais estratégica. E, por isso, analisar o comportamento socioambiental de uma organização virou algo determinante para aprovar contratos, por exemplo.

5 formas de como o Certifica + irá tornar o processo de compras mais sustentável. 

Foi então que refletimos sobre todo o contexto exposto anteriormente, e chegamos à conclusão que existem 5 fatores ESG essenciais que, se analisados e seguidos corretamente, contribuem para tornar o processo de compras mais sustentável. 

Confira abaixo: 

  1. Gestão de riscos
  2. Impactos socioeconômicos
  3. Performance e qualidade
  4. Governança de fornecedores
  5. Maturidade ESG 

E quando falamos nesses critérios, um dos pontos que demandam muita atenção por parte das empresas é o de governança corporativa. 

É importante que os fornecedores invistam em processos que permitam que eles atendam às legislações, ao conjunto de regras, documentações e formulários que precisam ser preenchidos e analisados durante o processo de homologação, para que não ocorram falhas ou desaprovações. 

Já por parte das empresas compradoras, é imprescindível que elas possuam uma tecnologia capaz de possibilitar uma análise criteriosa de riscos financeiros, jurídicos, trabalhistas, tributários, reputação pública e exposição política dos futuros parceiros de negócios. 

Além disso, essa combinação de informações também impacta diretamente no desenvolvimento dos fornecedores que, por meio da medição de performance, podem ser orientados pelos próprios compradores aos pontos que precisam ser melhorados, como por exemplo: sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, respeito às diversidades e políticas de ética e conduta. 

Todos esses fatores, a médio e longo prazos, influenciam para aumentar a probabilidade de atingir metas, melhorar os níveis de eficiência, reduzir custos de produtos e serviços e fortalecer a cadeia de suprimentos.

Ter a possibilidade de analisar todos esses critérios em uma única plataforma, auxilia na construção de uma relação mais segura, saudável e de longo prazo entre as empresas parceiras. 

Por isso, a Nimbi se propôs a (r)evolucionar o procurement e, em apenas 5 dias, o Certifica + vai estar no ar com novas funcionalidades atreladas ao ESG.

Quer saber mais sobre mercado de procurement e o Certifica +? Leia os nossos artigos, clique aqui e acesse os nossos canais oficiais: Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin