Uma grande empresa, com um enorme volume de requisições e mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil. Apenas por essa introdução, você já pode imaginar que a área de compras passa boa parte do tempo envolvida em cotações e, muitas delas, sem valor estratégico para o negócio. Mas, desde fevereiro deste ano, o Nimbi Private, está ajudando a companhia a tornar a área de suprimentos ainda mais produtiva por meio da capilaridade das operações e isso vem mostrando resultados bastante expressivos.
Com a implementação do marketplace corporativo da Nimbi, muito do trabalho operacional foi reduzido. Mas não apenas isso: ao conceder autonomia na compra de indiretos para as unidades, o departamento de suprimentos central foi desafogado. Afinal, embora as aquisições corriqueiras, como papel e material de limpeza, sejam essenciais para o dia a dia da empresa, em nada acrescentam aos objetivos da empresa. Dessa forma, os compradores podem se dedicar às mais estratégicas, como as de matérias-primas e insumos de alto valor agregado.
Certo, mas e como a plataforma pode dar capilaridade às operações da empresa? É para responder a essa pergunta que criamos este artigo! Continue a leitura e conheça os detalhes.
Nas empresas que possuem muitas unidades, divididas muitas vezes entre estados e países, a gestão de compras não é um trabalho simples. Até porque uma infinidade de itens precisa ser negociada, trazendo, assim, uma grande gama de fornecedores e análises a serem feitas. Dessa forma, a centralização de todas as aquisições em uma única equipe tornaria o lead time maior, os processos mais complexos e muitas chances de economia poderiam passar em branco.
È procurando agilizar a compra de indiretos em empresas com este perfil que o Nimbi Private auxilia. Ao implementar o marketplace, em poucos meses os resultados já começam a aparecer. Em um dos clientes da Nimbi, foi concedido acesso à plataforma para mais de 50 usuários adquirirem materiais de escritório e laboratório em pedidosde determinado valor, estipulado pela empresa. Isso aumentou significativamente a agilidade das unidades, uma vez que os profissionais tinham em mãos produtos e fornecedores já aprovados pela matriz. Além disto, a experiência de compra dos requisitantes é elogiada pois faz-se de maneira digital, intuitiva e muito mais assertivas, com imagens e detalhes claros dos itens disponíveis para as compras.
Consequentemente, o tempo entre a requisição e a chegada do item é reduzido e a área de suprimentos central não precisa despender tempo e recursos para aquisição de indiretos. Mas apesar da capilaridade das operações, os catálogos e registros ficam todos em um único lugar, facilitando a análise dos relatórios e permitindo que os gestores estejam sempre por dentro das negociações e aquisições.
O Nimbi Private é a solução ideal para comprar os insumos que sua empresa precisa de forma simples, eficiente e gratuita. A plataforma, hospedada em nuvem, dá acesso a mais de 30 mil itens negociados, de diversas categorias. Assim, permite que o time de suprimentos foque em atividades realmente estratégicas. Ao contar com o marketplace, o ganho de produtividade fica em torno de 30%, enquanto o ciclo de compra apresenta uma redução de até 40%. Ainda, assegura 70% de automação nas aquisições de indiretos.
A solução desenvolvida pela Nimbi funciona por meio do modelo SaaS (Software as a Service). Isso quer dizer que ela não precisa operar localmente, instalada em um computador dentro da empresa. Por funcionar em nuvem, permite uma redução significativa na implementação e a cobrança se dá por meio de mensalidades.
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