e-Procurement e crédito para capital de giro: quais as vantagens de fazer antecipação de recebíveis?

e-procurement e capital de giro

e-Procurement é uma ótima forma da sua empresa fortalecer relações com parceiros.

Hoje em dia, não tem como negar que os processos de compras estão ficando cada vez mais digitalizados e rápidos. Com uma solução de e-Procurement, é possível automatizar etapas de homologação, pesquisa de cotações, leilões e diversas outras tarefas para que as aquisições de uma empresa tenham mais estratégia, compliance e eficiência. 

 

No entanto, elas podem ir além disso. Afinal, a transparência que esse tipo de plataforma de compras constrói ao garantir a rastreabilidade e monitoramento de tudo que é feito no pedido é apenas uma das vantagens para uma boa relação de parceria com esses fornecedores.

 

Como tudo acaba se resumindo a questões financeiras para empresas se manterem a longo prazo, outro pilar importante é garantir a sustentabilidade dessa cadeia – e é aí que entra a antecipação de recebíveis

 

O que é antecipação de recebíveis?

Este modelo de crédito financeiro nada mais é que uma forma das empresas usarem recebíveis como notas fiscais, duplicatas, carnês e cheques para antecipar um pagamento que só receberiam no futuro.

 

Por exemplo, imagine que uma fábrica de equipamento de segurança vendeu 100 botas de borracha para uma empresa, que parcelou em 4 vezes. Esse valor iria demorar quatro meses para cair completo na conta dessa fábrica. No entanto, ao antecipar a nota fiscal dessa compra em uma instituição financeira, ela pode receber a quantia de uma vez só agora, mediante ao pagamento de uma taxa.

 

Assim, o fornecedor consegue capital de giro para melhorar seu fluxo de caixa e resolver alguma pendência ou, quem sabe, investir em um novo maquinário que esteja precisando. 

 

Como um e-Procurement pode incentivar esse crédito financeiro?

De maneira completa, plataformas de e-Procurement podem ter diversas soluções para aperfeiçoar o processo de compras e a relação entre empresas e fornecedores. Na Nimbi, esse foco pode ser visto no módulo de Antecipação de Recebíveis da plataforma, em que o empresário consegue incentivar sua cadeia de suprimentos a evoluir dando ao parceiro uma forma de fazer antecipação de recebíveis de maneira facilitada com taxas atrativas.

 

Dessa forma, não só o fornecedor otimiza seu capital de giro e fluxo de caixa como também o comprador. Afinal, com a flexibilidade de poder conseguir o valor da compra de maneira imediata como crédito financeiro, o parceiro poderá ter prazos maiores, dar descontos e oferecer formas de pagamentos diferenciadas.

 

Esse tipo de antecipação de crédito para empresas garante que essa parceria se fortaleça e cria um sistema que otimiza, controla e gerencia processos de todas as formas possíveis em uma plataforma só para que esse fornecedor – e o seu negócio – possam ter saúde financeira de verdade e possam crescer juntos. 

 

Caso queira conhecer ainda mais como o e-Procurement da Nimbi faz isso, leia nossos outros artigos ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em explicar o processo para você!

E quiser conhecer ainda mais sobre a Nimbi, leia outros artigos ou entre em contato conosco. Acesse também nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkdIN e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin