Aumente a probabilidade de sucesso nos leilões para Compras da sua empresa
Antes de qualquer coisa, nos responda uma coisa: você sabe o que é e porque deve realizar um leilão eletrônico? Entenda como maximizar a competitividade e saving da sua empresa.
O que é um Leilão Eletrônico?
O leilão eletrônico, também conhecido como leilão online é realizado via web, com a utilização de uma ferramenta de Business-to-Business (B2B). No leilão eletrônico praticamente todos os aspectos de um leilão tradicional são replicados. As características básicas dos leilões, sejam online ou não, é que os preços são determinados dinamicamente durante a realização do mesmo.
Leilão Reverso
Como o próprio nome diz, o Leilão Reverso (Reverse Auction, em inglês) é o oposto do Leilão tradicional. Isso quer dizer que arremata o material ou serviço o fornecedor que efetuar o lance com o menor preço durante um determinado período, o que geralmente dura entre 20 minutos e 1 hora. Uma das conveniências do Leilão Reverso é que ele acontece em uma plataforma online, onde os fornecedores acessam uma sala virtual e lá ofertam seus lances.
O comprador faz a mediação desses lances por meio de um painel online que é atualizado em tempo real. Existem modelos de leilão desenhados especificamente para os cenários mais comuns no ambiente de compras que maximizam competitividade e saving.
Por que realizar um leilão?
De forma bastante objetiva, podemos listar os benefícios abaixo como os de maior impacto ao se realizar um Leilão Reverso:
– Redução do prazo / tempo de negociação e fechamento do processo;
– Promove mais transparência entre comprador e fornecedores, eliminando eventuais rumores externos sobre favorecimento;
– Redução do custo operacional relacionado a telefonemas, e-mails, reuniões e viagens para efetuar negociações;
– Aumento da transparência interna quanto aos critérios de decisão, processo de tomada de preços e condições comerciais.
Leilões Nimbi
Nossa metodologia é fruto de quase duas décadas realizando leilões para nossos clientes no Brasil e também com operações no exterior. Apenas nos últimos quatro anos, mais de 2.000 leilões foram realizados pela nossa equipe entregando mais de 10% de saving médio, contudo, não são raros os casos em que o saving de uma negociação ultrapassou a casa dos 30%. Esse desempenho é diretamente relacionado com a categoria da compra e com a estratégia utilizada.
Criamos um eBook onde falamos dos conceitos e tipos de leilão. Baixe gratuitamente preenchendo o formulário e tenha um guia que te ajudará na tomada de decisão!