Gestão de compras: Entenda como a tecnologia pode ser aliada da indústria têxtil.

Foto de um empresário realizando a gestão de compras da sua empresa.

Gestão de compras é uma ótima forma de atribuir mais estratégia a empresas de diferentes setores e portes.

 

A indústria têxtil envolve muitas atividades e detalhes como produção de fibras e fios, confecção de tecidos e, claro, a finalização e distribuição desses produtos prontos. É um ciclo que exige diversas etapas e precisa ser muito bem feito para poder funcionar, desde a gestão de compras de insumos até a escolha do melhor transportador para entregar tudo que é produzido.

 

Em cada uma dessas etapas, a tecnologia tem ajudado empresas assim a se desenvolverem e aprimorarem processos, tornando tudo mais rápido e garantindo a melhor qualidade possível para se equiparar aos padrões atuais estabelecidos pela concorrência e pelos clientes. 

 

Na área de compras, não é diferente. Afinal, é ela que garante que a indústria se mantenha competitiva com os melhores insumos para produção, além de permitir os recursos para o funcionamento das sedes e fábricas com produtos como maquinários e materiais de escritório.

 

Como inovações tecnológicas podem ajudar?

 

Seja um software de gestão de compras ou uma plataforma de fornecedores, a tecnologia ajuda o segmento têxtil a atender às novas demandas de maneira rápida e eficiente. De maneira interconectada e automatizada, equipes resolvem problemas com agilidade e conseguem reduzir custos.

 

É importante investir em métodos diferentes de strategic sourcing que forneçam apoio ao supply chain, como os softwares de gestão de compras, por isso estão surgindo diversas empresas especializadas que ajudam negócios da indústria têxtil e outros segmentos a se modernizarem.

 

A Nimbi, por exemplo, é uma das únicas que reúne e-Procurement e marketplace B2B em uma só plataforma de compras. Nela, o gestor consegue usufruir de módulos flexíveis, que se encaixam na realidade da sua empresa, para automatizar seu procurement e qualquer parte do processo, desde homologação de fornecedores até controlar pagamentos; e ainda tem acesso a um ambiente digital com mais de 400 mil itens pré-negociados pela Nimbi com preços mais competitivos sem pagar nada para utilizá-lo. 

 

Quais são as vantagens de usar uma plataforma de gestão de compras?

 

Ferramentas como marketplace B2B e Procurement ajudam qualquer empresa a automatizar processos e ganhar competitividade, especialmente quando observamos cinco importantes benefícios:

 

Personalização e flexibilidade

Com um catálogo customizado, um marketplace B2B como o Nimbi Private permite condições de pagamento alinhadas às suas políticas internas e padronização de documentos e contratos, garantindo maior profissionalismo na sua relação com fornecedores. Além disso, o e-Procurement da Nimbi é feito de módulos flexíveis que podem ser contratados conforme as necessidades da empresa e sua evolução na gestão de compras.

 

Integração ERP

A interação entre sistemas faz um software de gestão de compras ter um potencial ainda maior de eficiência, e é por isso que o Nimbi Private oferece a possibilidade de incorporar os pedidos ao seu ERP ou gerar exportações. 

 

Economia

Soluções como a Nimbi permitem um saving médio de 15% nas negociações, além de reduzir o SLA do atendimento dos requisitantes em até 60% e garantir o melhor controle de estoques e calendários, evitando gastos urgentes e exorbitantes. Cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e a renovação de contratos.

 

Produtividade e bem-estar

Com menos esforço operacional, seu time de compras evita desgastes e foca somente na estratégia. Afinal, automatizar a gestão de compras permite que eles possam analisar dados com maior cuidado e usar seu tempo realmente para pensar no futuro do negócio, o que os deixa mais motivados para aprimorar habilidades de soft skills e investir em um plano de carreira do qual se orgulham.

 

Não há como negar que a tecnologia tem um grande papel em ajudar a indústria têxtil a crescer, então por que não começar a inovar na área de compras? Assim, a fabricação e distribuição serão feitas de maneira cada vez mais eficiente e sustentável, reduzindo questões nocivas e aprimorando o processo. 

Quer saber ainda mais sobre como um software de gestão de compras pode ajudar seu negócio? Leia nossos outros artigos e acompanhe a Nimbi nas redes sociais.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin