Nimbi aumenta sua produtividade em nove vezes e é premiada com Legacy Transformation Award da OutSystems
A premiação é organizada pela OutSystems e dada para as organizações que transformaram sua área de desenvolvimento
Com a adoção de uma ferramenta que aumentou nossa capacidade produtiva e reduziu o custo de desenvolvimento tecnológico, recebemos o Legacy Transformation Award. A premiação, que honra as organizações que transformaram sua área de desenvolvimento, é organizada pela OutSystems, empresa líder global em low-code development.
Com o uso da ferramenta, aceleramos nosso processo de desenvolvimento em cinco vezes quando comparado com a linguagem em Java utilizada anteriormente por nosso time de tecnologia. Com isso, tivemos um ganho de produtividade nove vezes maior, resultando em redução de custo, e ganho de agilidade em todos os processos tecnológicos.
Com mais de 140 mil fornecedores conectados na plataforma Nimbi, atendemos mais de 100 grandes empresas compradoras dos mais diversos setores da economia, que juntas transacionam anualmente mais de R$ 96 bilhões nos seus processos de compras. Baseados em nuvem, buscamos uma solução que atendesse às necessidades dos nossos clientes, e que ao mesmo tempo fosse robusta, simples e de rápido desenvolvimento.
“Além da complexidade da codificação em Java, tínhamos também a instabilidade quando havia um grande volume de transações. Por isso, a Outsystems foi fundamental para resolvermos nosso problema reduzindo o custo e o tempo de programação. Hoje, além do alto nível de desenvolvimento, trazemos economia para as organizações numa plataforma customizada, ágil e flexível”, afirma Felipe Almeida, CEO da Nimbi.
O desenvolvimento de tecnologias que aumentem a produtividade das empresas participantes da cadeia de suprimentos é nosso principal foco. “Nossas soluções ajudam organizações de todos os tamanhos a otimizarem seus processos de gestão da cadeia de suprimentos”, ressalta Almeida. “Ao adotarem as nossas soluções, as companhias podem reduzir significativamente seus custos no processo de compras, garantindo ao mesmo tempo as melhores práticas de governança e de compliance”, diz Felipe Almeida.
As nossos soluções desenvolvidas a partir da OutSystems permitiram que diversas inovações fossem incorporadas na plataforma em pouco tempo com o intuito de suprir as necessidades dos nossos clientes. Entre elas estão soluções que otimizam o processo de compras desde a homologação dos fornecedores, a criação da requisição, até a geração do pedido. A interface Nimbi permite que empresas tenham total controle sobre seus pedidos, garantindo um aumento de produtividade em média de 42%.
As implementações de novas soluções dentro da plataforma Nimbi são contínuas. Com o uso da OutSystems, colocamos no mercado 10 grandes aplicações e cinco novos projetos já estão em fase de desenvolvimento. Estimamos um custo de investimento em desenvolvimento de US$ 20 milhões em cinco anos caso não optassemos pela solução da OutSystems, contra US$ 10 milhões, que de fato foram destinados no período. “Se não fosse pela solução, não teríamos tido capacidade, tanto de recursos como de tempo, para substituir o nosso modelo antigo de desenvolvimento”, conta Almeida.
Além do considerável ganho de agilidade na entrega de novas soluções, entregamos uma plataforma muito mais estável, garantindo aos times de tecnologia um controle maior sobre seu próprio desenvolvimento. Após a rápida adesão da OutSystems e uma acelerada curva de aprendizagem, foi possível reduzir de 40 para 24 profissionais na empresa.
“Nós só atingimos esse grau de excelência entre as equipes de desenvolvimento após a adoção da OutSystems”, diz nosso CEO.
“A plataforma tem sido crucial em nos permitir uma troca do nosso sistema enquanto nos ajuda a desenvolver habilidades e estabelecer os processos necessários para nos tornamos uma referência global no fornecimento de tecnologia”, complementa.