Já chega de fazer um gerenciamento de sourcing com planilhas de maneira manual e arcaica, não é? Com a velocidade do mundo atual, não funciona mais continuar de uma forma tão operacional enquanto seus clientes estão exigindo respostas cada vez mais rápidas e seus concorrentes estão atendendo a essa necessidade.
Fazer compras mais velozes significa agilizar a produção inteira e conseguir atender demandas com maior eficiência. No entanto, de nada adianta cumprir esses prazos sem garantir produtos e serviços de qualidade e confiáveis, certo?
É por isso que, mais do que a aquisição padrão que a área de compras está acostumada, as empresas precisam investir no sourcing estratégico.
Sourcing estratégico é um processo de aquisição de suprimentos que faz parte da estratégia de compras e conecta coleta de dados, pesquisa de mercado, homologação, negociação, construção de contratos e análise de gastos para definir e garantir fornecedores confiáveis para uma empresa, bem como os insumos que precisa.
Muitas vezes, esse processo pode ser feito com a ajuda da tecnologia, por meio de plataformas como o e-Procurement da Nimbi. São sistemas assim que vão otimizar certas etapas e assegurar segurança ao processo a partir de softwares de ponta, relatórios de risco e automatizações de atividades manuais.
Cada módulo da Nimbi, por exemplo, atende determinada necessidade sua e se adapta ao sistema de ERP que a empresa já possui, evitando acabar com processos que já dão certo e fugindo de novos treinamentos.
Uma boa estratégia de compras começa com informações e custos. Para definir o melhor parceiro, é preciso ter segurança e, para isso, o módulo Certifica da Nimbi pode ajudar.
Com ele, é possível fazer uma verificação de documentos públicos do possível fornecedor e ter uma homologação simples e auditável com todo um histórico salvo na plataforma, garantindo uma redução de riscos de não conformidades relacionadas a cadastro e de fornecimentos como rupturas, danos à reputação e falhas.
Além disso, o negócio consegue reduzir o tempo e esforço envolvidos na certificação e gestão de fornecedores em até 80%, o que significa que seus gastos também ficam mais controlados e definidos, sem grandes surpresa.
Por meio de uma rede de sourcing, conseguir fornecedores fica mais fácil. Uma plataforma de e-Procurement como a Nimbi permite que sejam abertas cotações com RFQs públicas e até mesmo criados leilões reversos para que sua equipe possa avaliar propostas de possíveis parceiros e entender suas condições com mapas comparativos, observando preços e prazos.
Ferramentas automatizadas foram criadas para acelerar fluxos de trabalho. Por isso, ao invés daquela troca de emails cansativa que costuma ocorrer, essas tecnologias criam uma redução considerável de até 80% no tempo gasto no processo de negociação. Além disso, o módulo Negocia da Nimbi garante uma diminuição de até 15% dos custos de aquisição exatamente por sua rapidez na estratégia de compras.
Por lá, você consegue convidar fornecedores rapidamente num processo de cotação e tem a apresentação de resultados por meio de dashboards claros e diretos, além de outros benefícios no e-Procurement que permitem um processo mais prático de sourcing e contratação.
Com um sourcing digitalizado, online e em nuvem, as empresas podem criar ciclos de feedback mais rápidos, permitir compliance com diferentes níveis de aprovação entre a equipe, avaliar constantemente a entrega dos fornecedores e fazer isso tudo mais rapidamente de qualquer lugar, padronizando e cultivando procedimentos de qualidade.
Sourcing pode ser um processo com seus desafios, mas parceiros tecnológicos como a Nimbi surgiram exatamente para facilitar essas tarefas e permitir que o dia a dia do comprador fique mais leve e tático. Afinal, só assim a estratégia de compras de uma empresa pode se consolidar e crescer competitiva no mercado.
Quer saber mais como o sourcing estratégico e a Nimbi podem ajudar? Leia nossos outros artigos.