O packaging desempenha uma função fundamental no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Portanto, encontrar o produto certo e um fornecedor confiável é fundamental para melhorar a eficiência do seu local de trabalho. Contudo, para se alcançar esse resultado deve-se planejar antes de definir a compra de embalagens. Neste texto, reunimos práticas que podem lhe orientar rumo a decisões mais estratégicas. Boa leitura!
Este setor é um grande termômetro da economia. Enquanto o PIB de 2021 caiu 4%, o segmento de embalagens cresceu mais de 5%, impulsionado pelo crescimento do e-commerce.
Com os avanços da indústria gráfica e do transporte, a produção de embalagens permitiu que produtos fossem armazenados por mais tempo e chegassem a lugares mais distantes. Desta forma não apenas o marketing pensa na embalagem, o supply também busca por inovações e tecnologia.
O desenvolvimento da embalagem é um desafio que requer trabalho em equipe desde os conceitos básicos de design, preservando o produto da melhor maneira possível e, principalmente, tornando-o atraente ao consumidor, aumentando as vendas.
Dependendo do produto a ser embalado é sugerido o processo fabril – flexo, offset, sopro, injeção, entre outros. A embalagem precisa ser prática e conveniente, assim o fornecedor sugere o dimensional e determina a segurança no transporte e eficiência no armazenamento, evitando perdas, além de excelente visualização no PDV.
Embalagens para consumíveis – alimentos, bebidas, remédios – são regulamentadas pela ANVISA. Tudo começa na floresta certificada pelo FSC – organização que promove o cultivo responsável das florestas no mundo – de onde sai o papel. Além do papel, também é utilizado o plástico, extraído da cana-de-açúcar ao invés do petróleo, reforçando a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Confira os pontos mais importantes ao fazer esse planejamento:
Diferentes tipos de produtos demandam que haja uma diversidade no packaging. Portanto, é importante que você trabalhe ao lado do desenvolvimento para compreender as necessidades de shelf-life e atendê-las da melhor forma. Além da composição do material, pensar estrategicamente na escolha do tamanho e quantidade também é essencial. Com a dimensão correta, você reduz o desperdício e os custos extras. Ainda, é necessário encontrar o fornecedor que possa oferecer isso para você, seja em seu portfólio ou com uma solução totalmente personalizada.
Já quando falamos em quantidade, é interessante ter uma visão macro do estoque. Para que possam manter os preços competitivos, muitos fabricantes de embalagens exigem um pedido mínimo, o que leva tempo e um investimento imediato mais expressivo. Por isso, o ideal é sempre fazer a solicitação com antecedência. Entretanto, se você estiver em uma situação desafiadora em termos de prazo, ter o cadastro de alguém que trabalhe de um jeito mais livre salvará seu projeto.
Dependendo do que você irá transportar e para onde seu produto será enviado, pode ser que existam informações obrigatórias para a sua comercialização. Normalmente, esse tipo de consideração regulatória deve ser impressa na embalagem. Em seu planejamento, faça um levantamento com o time de segurança jurídica da empresa sobre quais são as normas do que você pretende vender antes de fazer a compra de embalagens.
Aproveite o espaço no pacote para disponibilizar instruções cruciais para as pessoas que transportam seus itens, bem como para o cliente final. Itens como “frágil” ou “este lado para cima”, assim como o armazenamento, temperatura ou manuseio, podem ser a peça-chave para uma boa experiência do usuário.
O sucesso da célula de embalagens da Nimbi, que faz parte da oferta de BPO de Compras, e que tem entregue otimizações médias superiores a 13%, é um estímulo para a busca da excelência. Visando oferecer as melhores soluções e reforçando nossa postura com os clientes, estendemos nosso comprometimento à inovação, ao entendimento das necessidades e ao relacionamento com os fornecedores.
Contar com um provedor experiente traz o aprendizado de outras indústrias, indicando o que gera mais resultado. O compromisso da Nimbi é atender desde grandes marcas até o pequeno consumidor, mirando também os marketplaces, garantindo velocidade e produtos customizados.
Repensar a compra de embalagens das empresas não é algo secundário, é preparar sua estratégia de packaging para uma configuração de mercado em constante evolução. Os ganhos financeiros e de produtividade em várias etapas podem ser muito elevados e proporcionam também um diferencial competitivo em relação ao consumidor e até em marketplaces. Para ajudá-lo a alcançar melhores índices nesse sentido, preparamos um conteúdo sobre como facilitar a gestão de fornecedores. Acesse o blog da Nimbi e confira.