A tecnologia tem ajudado muito o setor de compras 4.0 a se desenvolver. Com novas ferramentas e plataformas, comprar de maneira inteligente se tornou uma realidade que faz diversas empresas conquistarem bons resultados, aumentarem savings e reduzirem custos. O processo se tornou mais prático e a gestão de compras ganhou um novo papel em negócios pelo mundo afora.
Um dos motivos para isso foi a implementação do procurement na cadeia de supply chain, uma solução que automatiza todas as etapas do processo de compras:
Ao contrário de um e-commerce comum, o procurement disponibiliza recursos digitais que englobam todo o processo de gestão de compras, o que permite uma visão ampla do negócio, maior padronização, menos trabalho operacional e melhor posicionamento estratégico.
Com todos esses recursos em um só lugar, o processo de compras fica muito mais prático e garante, para a empresa, algumas vantagens competitivas importantes como:
Com o uso de uma ferramenta assim, é possível criar uma concorrência saudável entre fornecedores, incentivando preços e propostas mais vantajosas para os contratantes. Isso permite mais possibilidades de produtos e ofertas de qualidade.
Além disso, um planejamento mais organizado das compras com a automatização evita a necessidade de compras de urgência com valores elevados, o que reduz os custos das empresas que usam o procurement em seu supply chain.
Cotações e negociações se tornam muito mais velozes com um software de gestão de compras como o e-Procurement. Na Nimbi, por exemplo, a empresa tem acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados pela plataforma, o que faz dessa etapa antes demorada agora quase instantânea para compararem preços com muito menos esforço.
Além disso, a plataforma de compras permite definir padrões de negociação, gerando oportunidades mais adequadas ao que se pretende no negócio, e ainda reúne todos os dados e históricos em um só lugar, diminuindo o tempo necessário para pesquisas.
Com o uso de uma plataforma de gestão de compras, é possível gerenciar todos os seus fornecedores, prazos e condições de pagamento de maneira objetiva e transparente. Caso precise de qualquer informação, basta entrar em um único lugar, ter maior controle geral do processo e até mesmo obter relatórios de desempenho da sua equipe e das parcerias.
Se você otimiza a logística do produto, evita falhas de abastecimento e garante que o estoque estará sempre muito bem administrado. Isso significa que os clientes irão esperar menos tempo para que o produto seja produzido ou separado com uma qualidade mais padronizada, o que se traduz em um melhor atendimento.
O excesso de tarefas mecânicas pode gerar uma sobrecarga que afeta o rendimento e nível de satisfação de uma equipe de compras. Quando um sistema de gestão de compras entra em ação, ele ajuda muito a desafogar esses profissionais e garante que tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas.
Todas essas vantagens mostram como a gestão de compras pode ser ainda mais eficiente e eficaz com a ajuda da tecnologia certa, especialmente se estamos falando e-Procurement da Nimbi.
Além de todos esses recursos, a Nimbi ainda tem flexibilidade por trabalhar com módulos, que podem ser combinados em pacotes, permitindo que o negócio escolha as soluções que melhor se adequam à sua realidade e as contrate como preferir. Quer saber mais? Acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais.