Muitas empresas querem entrar no meio digital e poder vender seus produtos e serviços, mas se deparam com uma grande dúvida: criar um e-commerce próprio ou participar de um marketplace B2B?
Se por um lado, existe a autonomia de construir sua marca em um site só seu; por outro, um marketplace B2B pode dar muitos benefícios como networking, maior praticidade e menor investimento. Afinal, esse tipo de plataforma de compras pode ser usado por qualquer cliente, abrindo um leque de possibilidades e negócios que não é fácil de obter manualmente.
O mercado corporativo, por si só, tem uma complexidade de venda maior devido a aspectos ambientais, financeiros e culturais por ser uma transação comercial, exigindo escolhas assertivas que otimizem os métodos internos da empresa. Isso significa clientes exigentes que precisam fazer homologação de fornecedores e ter um processo extenso de qualificação antes de escolher um parceiro.
Por isso, muitos fornecedores escolhem se beneficiar do marketplace corporativo para demonstrar seu valor e garantir que atraiam clientes com mais segurança.
Um marketplace de insumos corporativos dá confiabilidade ao processo dos dois lados da cadeia. Os que compram podem comparar benefícios, verificar a reputação dos fornecedores e, assim, escolher novas fontes de fornecimento mitigando riscos; enquanto quem vende, ganha credibilidade da plataforma, aumenta sua competitividade e amplia as chances de fechar mais negócios.
Ao utilizar um marketplace B2B como a Nimbi, ainda assegura que situações como quebra de contrato e vazamento de dados não ocorram devido à homologação feita pela plataforma de compras e o investimento em uma tecnologia sempre aderente à LGPD.
Estar em um marketplace corporativo significa poder expôr seus produtos para empresas que talvez nunca tivessem a oportunidade de vê-los. Afinal, a plataforma para fornecedores vai expandir seu alcance e permitir que qualquer negócio encontre fontes de provimento adequadas às suas necessidades com maior facilidade e negociações mais práticas.
Além disso, o cliente consegue filtrar e identificar sua empresa por meio de localização, contatos, prazos e preços com maior rapidez. Por isso, inclusive, é tão importante manter seus contatos sempre atualizados.
Em uma plataforma de compras como a Nimbi, é possível ter um histórico das vendas e habilitar notificações de qualquer atualização do processo. Dessa forma, você não só tem um tempo de resposta maior e controle mais rápido para acompanhar a venda, como consegue responder aos pedidos de cotação agilmente.
Além de um histórico concreto e organizado, um marketplace B2B é perfeito para sua empresa poder gerir processos e analisar seu desempenho por meio de gráficos, estatísticas e exposição ao mercado, até mesmo se perceber que está perdendo negociações por causa dos valores ou condições de concorrentes. Na Nimbi, é possível, inclusive, que você tenha acesso a relatórios de risco do e-Procurement para entender como o mercado vê seu negócio e como garantir maior segurança para seus clientes.
Ao fazer parte de um ambiente digital que tem muitas outras empresas registradas, seu negócio terá acesso a pessoas e corporações que não teria antes, garantindo uma oportunidade de construir novos relacionamentos que podem render longas parcerias.
Por esses e outros motivos, estar em um marketplace B2B é uma ótima estratégia para uma empresa de fornecimento que quer crescer e ter mais oportunidades de se destacar no mercado competitivo e exigente que vivemos.
Se quiser conhecer mais a realidade do marketplace corporativo, leia outros artigos nossos ou entre em contato conosco. Afinal, somos a ponte que faltava entre você e seu próximo cliente.
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