Você sabia que empresas que aderem a um catálogo de fornecedores podem ter um saving de até 15% nas negociações de indiretos? E, para quem atua na área de suprimentos, economia é a palavra-chave! Mas a informação que abre este artigo não é a única vantagem que um marketplace B2B oferece. Além dessa redução imediata nos custos de aquisição, ele é responsável por otimizar os processos de compra.
E o que a sua empresa ganha com isso? Redução do lead time e profissionais muito mais engajados em tarefas estratégicas são alguns exemplos. Os outros, você confere logo a seguir! Acompanhe.
A cada requisição, é comum que haja uma nova pesquisa de fornecedores. São, então, selecionados os mais adequados para suprir a demanda e solicitado o orçamento. Porém, caso as especificações passadas para o parceiro estejam incompletas, cabe ao comprador buscar as informações corretas junto ao requisitante. Bom, não precisamos concluir o processo para mostrar como ele é longo e cheio de pequenas etapas que, quando não cumpridas, travam a continuidade do fluxo.
Tudo isso acarreta custos, tanto diretos (gastos com telefonemas, por exemplo) quanto indiretos (como o tempo demandado para uma compra que deveria ser simples). Se todo esse esforço operacional for empregado em uma compra recorrente, sem valor agregado para a empresa, o desperdício fica ainda maior. Levando isso em conta, não é surpresa que a adesão aos marketplaces e catálogos digitais de fornecedores e produtos esteja crescendo rapidamente. E, diferente do que muitos gestores imaginam, essa solução não está ao alcance apenas das grandes empresas.
Com eles, a relação com fornecedores fica mais fácil, uma vez que toda a negociação é feita de uma vez, com volumes já estabelecidos e os pedidos ficam concentrados em uma única plataforma concentra em uma única plataforma. Ao “terceirizar” as tarefas operacionais para o catálogo de produtos e fornecedores, os profissionais ficam responsáveis pelo acompanhamento da utilização interna do catálogo e se dedicam mais às análises e busca por novas oportunidades. Abaixo, você encontra outros tópicos que mostram como essa inovação otimizará o processo de compras B2B.
Quando falamos em racionalização da base de fornecedores, não queremos dizer que ela deva ser menor. Mas, sim, mais eficiente, utilizada de forma racional e que torne o processo de compras B2B mais simples. O marketplace de fornecedores tem um papel importante nessa tarefa. Com ele, você garante que os dados estão sempre atualizados, além de evitar a duplicidade de cadastros. Assim, quando o comprador precisar, saberá que está negociando com um fornecedor ativo, que, de fato, integra o quadro de parceiros.
Outro ponto positivo de aderir a um marketplace B2B é a oxigenação da base. Nele, os compradores tratam com vendedores já homologados e que estejam de acordo com a política de compra estipulada pela sua empresa.
Lembra do exemplo de processo de compra que mencionamos acima? Grande parte dele pode ser automatizado, dando espaço para que os profissionais foquem naquilo que é, realmente, importante para o negócio. Afinal, mesmo que as aquisições recorrentes sejam essenciais para o funcionamento de qualquer empresa, aquelas referentes a insumos ou matéria-prima devem ser a prioridade dos compradores.
Atualmente, a tecnologia pode ser implementada para reduzir o trabalho operacional da área de compras e apresentado resultados surpreendentes. É fato que alguns gestores ainda enfrentam a falta de engajamento na transformação digital. Entretanto, implementá-la é o primeiro passo para vencer essa resistência e mostrar como todos os profissionais têm a ganhar ao deixar de lado fluxos morosos e burocráticos.
Um catálogo de fornecedores que automatiza a compra de 70% indiretos pode resultar na redução de até 60% no tempo de espera do requisitante. Como o marketplace B2B gerencia o cadastro de produtos e seleciona os vendedores, as aquisições de materiais de escritório, limpeza e descartáveis, por exemplo, podem ser realizadas em poucos cliques. Ainda utilizando o nosso exemplo, as solicitações de compra são padronizadas, com informações e imagens claras dos produtos disponíveis e homologados, dando mais autonomia aos requisitantes e agilizando muito o processo de aquisição.
Outro grande benefício dos marketplaces corporativos é a visibilidade de novos produtos e fornecedores disponíveis no mercado. É comum que as empresas comprem rotineiramente os mesmos itens com os mesmos vendedores, pois o trabalho de captação e desenvolvimento de novas oportunidades é trabalhoso. Com os marketplaces isso também é facilitado, pois o acesso a diversos produtos e fornecedores de qualidade semelhante, já estão disponíveis nas plataformas para compra ou apenas consulta.
Definitivamente, a área de suprimentos não pode ficar estagnada frente às inovações. Aderir a um catálogo de fornecedores completo, que ofereça a otimização que a equipe precisa, certamente, trará resultados não apenas para o departamento, mas para o negócio como um todo. Se você quer saber ainda mais sobre esse assunto, o artigo Como um marketplace corporativo pode aumentar a produtividade nas empresas? trará insights importantes!