Marketplace B2B: como estão transformando o mercado de compras corporativas

Homem sentado fazendo compras corporativas em um marketplace b2b

Marketplace B2B é o futuro do procurement para o supply chain ficar mais ágil e otimizado.

E-commerces já fazem parte da vida da maioria dos brasileiros. É uma forma prática e fácil de pesquisar, comparar e comprar todo tipo de produto e serviço com poucos cliques. Na lógica corporativa, no entanto, muitas empresas ainda estão se acostumando com plataformas de compras como um marketplace B2B

 

O marketplace B2B é uma plataforma de compras em que empresas podem descentralizar o processo de supply chain sem perder o controle, automatizar e ganhar velocidade nas transações com fornecedores, permitindo produtividade, eficiência e foco, além de ter maior controle do que cada um da equipe faz.

 

Se antes os compradores faziam intermináveis ligações de cotação e mandavam emails de negociação cheios de idas e vindas apenas para conseguir propostas válidas, agora podem ter acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados por um marketplace B2B como a Nimbi na palma das mãos e comprar em apenas dois cliques. 

Homem sentado fazendo compras corporativas em um marketplace b2b

De um lado, as empresas ganham exatamente essa praticidade, possibilidade de escolha e valorização do processo, enquanto, de outro, os fornecedores que colocam seus produtos no marketplace B2B ganham acesso a um conjunto maior de clientes e recursos que talvez não tivessem acesso sem grandes investimentos na área de marketing ou vendas.

 

Não há como negar, existem muitas vantagens que podem surgir do uso de um marketplace B2B como suporte de uma gestão de compras bem feita.

 

Quais são os benefícios de um marketplace B2B?

Tudo em um lugar só – e melhor

Com tantas opções de fornecedores e produtos em um catálogo de marketplace B2B, a sua empresa vai poder encontrar preços competitivos, além de ter acesso a fornecedores de melhor qualidade. Em um sistema como o Nimbi Private, existe um fomento de fornecedores já homologados que são qualificados a partir do seu histórico positivo de atendimento, o que dá maior confiança para as empresas os escolherem como parceiros. 

 

Com uma lista consolidada de fornecedores, é possível ter uma relação mais transparente e direta com essas parcerias para seu supply chain ganhar em escala.

 

Melhor experiência do cliente

Graças a recursos avançados de tecnologia e gestão de compras, o marketplace B2B ajuda a empresa a reduzir o tempo real decorrido entre o recebimento do pedido até o envio do produto, tornando a experiência mais rápida e eficaz. No Nimbi Private, por exemplo, há uma redução de lead-time tanto do req-to-order (que cai para ZERO) quanto de req-to-deliver (mais de 50%).

 

Economia

É comum que empresas tenham gastos com indiretos equivalente a 15 a 30% de sua receita (McKinsey e Company), o que significa que uma redução nesse quesito pode fazer uma grande diferença na visão geral do negócio. Ao utilizar um marketplace B2B como o Nimbi Private, a economia média no preço unitário pode chegar até 20%.

 

Integração de todo processo

Independente do tamanho da empresa, é sempre importante que setores possam se comunicar e garantir a padronização de documentos e pedidos. O marketplace B2B não só é ótimo para automatizar, digitalizar e simplificar o fornecimento para os dois lados como, atrelado a uma plataforma de e-procurement, ele pode integrar rastreamento, controle, contabilidade e elaboração de relatórios para reduzir a pressão dos stakeholders e garantir que todos os processos estão sendo bem administrados. 

 

Equipes mais estratégicas

Um marketplace B2B é uma ferramenta incrível que reduz o trabalho manual e operacional que costuma desgastar muitos compradores. Com a gestão de compras mais otimizada, o catálogo faz com que essas equipes possam se concentrar na inovação, planejamento e sustentabilidade do negócio, construindo maior valor agregado e gerando bem-estar e motivação para esses profissionais. Um exemplo disso é que o Nimbi Private reduz cerca de 70% do custo de comprar das empresas que o utilizam no processo.

Nimbi Private

Fácil de usar, um marketplace B2B tem transformado o mundo das compras corporativas exatamente por todos esses motivos e muito mais. Fazendo comparativos e dando maiores oportunidades para compradores e fornecedores crescerem, a lógica do supply chain passa a visar um futuro estratégico e impulsionar inovações. E o melhor de tudo? Não precisa ser uma empresa grande para isso. Essas plataformas existem para que essa tecnologia seja acessível e prática para todos. 

 

Se quiser conhecer ainda mais sobre a Nimbi e suas soluções, leia outros artigos do blog ou entre em contato conosco.  Acesse também nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e Youtube.

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