E-commerces já fazem parte da vida da maioria dos brasileiros. É uma forma prática e fácil de pesquisar, comparar e comprar todo tipo de produto e serviço com poucos cliques. Na lógica corporativa, no entanto, muitas empresas ainda estão se acostumando com plataformas de compras como um marketplace B2B.
O marketplace B2B é uma plataforma de compras em que empresas podem descentralizar o processo de supply chain sem perder o controle, automatizar e ganhar velocidade nas transações com fornecedores, permitindo produtividade, eficiência e foco, além de ter maior controle do que cada um da equipe faz.
Se antes os compradores faziam intermináveis ligações de cotação e mandavam emails de negociação cheios de idas e vindas apenas para conseguir propostas válidas, agora podem ter acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados por um marketplace B2B como a Nimbi na palma das mãos e comprar em apenas dois cliques.
De um lado, as empresas ganham exatamente essa praticidade, possibilidade de escolha e valorização do processo, enquanto, de outro, os fornecedores que colocam seus produtos no marketplace B2B ganham acesso a um conjunto maior de clientes e recursos que talvez não tivessem acesso sem grandes investimentos na área de marketing ou vendas.
Quais são os benefícios de um marketplace B2B?
Com tantas opções de fornecedores e produtos em um catálogo de marketplace B2B, a sua empresa vai poder encontrar preços competitivos, além de ter acesso a fornecedores de melhor qualidade. Em um sistema como o Nimbi Private, existe um fomento de fornecedores já homologados que são qualificados a partir do seu histórico positivo de atendimento, o que dá maior confiança para as empresas os escolherem como parceiros.
Com uma lista consolidada de fornecedores, é possível ter uma relação mais transparente e direta com essas parcerias para seu supply chain ganhar em escala.
Graças a recursos avançados de tecnologia e gestão de compras, o marketplace B2B ajuda a empresa a reduzir o tempo real decorrido entre o recebimento do pedido até o envio do produto, tornando a experiência mais rápida e eficaz. No Nimbi Private, por exemplo, há uma redução de lead-time tanto do req-to-order (que cai para ZERO) quanto de req-to-deliver (mais de 50%).
É comum que empresas tenham gastos com indiretos equivalente a 15 a 30% de sua receita (McKinsey e Company), o que significa que uma redução nesse quesito pode fazer uma grande diferença na visão geral do negócio. Ao utilizar um marketplace B2B como o Nimbi Private, a economia média no preço unitário pode chegar até 20%.
Independente do tamanho da empresa, é sempre importante que setores possam se comunicar e garantir a padronização de documentos e pedidos. O marketplace B2B não só é ótimo para automatizar, digitalizar e simplificar o fornecimento para os dois lados como, atrelado a uma plataforma de e-procurement, ele pode integrar rastreamento, controle, contabilidade e elaboração de relatórios para reduzir a pressão dos stakeholders e garantir que todos os processos estão sendo bem administrados.
Um marketplace B2B é uma ferramenta incrível que reduz o trabalho manual e operacional que costuma desgastar muitos compradores. Com a gestão de compras mais otimizada, o catálogo faz com que essas equipes possam se concentrar na inovação, planejamento e sustentabilidade do negócio, construindo maior valor agregado e gerando bem-estar e motivação para esses profissionais. Um exemplo disso é que o Nimbi Private reduz cerca de 70% do custo de comprar das empresas que o utilizam no processo.
Fácil de usar, um marketplace B2B tem transformado o mundo das compras corporativas exatamente por todos esses motivos e muito mais. Fazendo comparativos e dando maiores oportunidades para compradores e fornecedores crescerem, a lógica do supply chain passa a visar um futuro estratégico e impulsionar inovações. E o melhor de tudo? Não precisa ser uma empresa grande para isso. Essas plataformas existem para que essa tecnologia seja acessível e prática para todos.
Se quiser conhecer ainda mais sobre a Nimbi e suas soluções, leia outros artigos do blog ou entre em contato conosco. Acesse também nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIN e Youtube.