e-Procurement: entenda o que é e como pode ajudar sua área de compras.

Foto de empresários reunidos para debater sobre como o e-procurement pode ajudar o setor de compras da empresa.

 e-Procurement é uma solução digital que traz inteligência e estratégia para sua gestão de compras.

 

Por muitos anos, as compras B2B eram feitas manualmente, com visitas a fornecedores, ligações intermináveis e negociações cheias de idas e vindas. Esse foco na parte mecânica do processo acabava tirando a oportunidade dessas empresas darem atenção à estratégia por trás das compras que faziam. Com a utilização do e-Procurement, no entanto, essa realidade mudou. 

 

Hoje, o procurement é necessário para a empresa aprimorar sua relação com fornecedores no supply chain. É esse tipo de solução que permite que o processo de compras seja totalmente digital, desde a gestão e homologação dos parceiros até o controle de pagamento das notas fiscais.

 

Quando feito em uma plataforma de compras, o e-Procurement permite que o processo inteiro seja cem por cento registrado, garantindo compliance para o negócio, melhores práticas bem definidas, padronização do ciclo de produtos e, naturalmente, resultados superiores. 

 

Como o e-Procurement ajuda sua empresa a crescer?

Ao usar um sistema de gestão de compras, o procurement tem a capacidade de mudar a forma como as negociações e aquisições são feitas, influenciando diversos setores da empresa. 

 

Se padroniza o ciclo de compras, por exemplo, é possível que evite desabastecimentos e melhor uso do estoque; assim como o e-Procurement ajuda na diferenciação de compras diretas (essenciais para a atividade principal da empresa) e indiretas (materiais de suporte) a partir das necessidades do negócio. 

 

Além disso, existem outras formas de ele ajudar sua área de supply chain, como:

Pesquisa de mercado

Ao definir suas necessidades e demandas, o procurement ajuda a empresa a ter uma análise de mercado e entender as melhores alternativas e tendências para auxiliá-la a escolher fornecedores qualificados para isso. Na plataforma de compras da Nimbi, por exemplo, esses possíveis parceiros já são homologados ao entrar no sistema, economizando tempo e diminuindo riscos de fraude ou falhas. 

 

Gestão de transações

Em um software de gestão de compras, todas as compras são registradas, o que garante acesso ao histórico de dados importantes para o gestor, como quantidade de matéria-prima para determinada época do ano, preços, qualidade e pontualidade de fornecedores, e até mesmo a produtividade da sua equipe de supply chain.

 

Acompanhamento de pedidos

O e-Procurement faz o recebimento de pedidos e acompanhamento para que as entregas e contratos sejam feitos e renovados nos prazos definidos. Por isso, plataformas de fornecedores como esta costumam incluir até mesmo métricas que ajudam com feedbacks para um alinhamento preciso do que a empresa realmente necessita.

 

Flexibilidade processual

Na Nimbi, a solução de e-Procurement é separada em módulos, o que é perfeito para empresas que não precisam da automação de todo o processo de gestão de compras, mas de apenas algumas etapas, sem perder a possibilidade de crescer futuramente.

 

Assim, é possível escolher quais das fases do ciclo de compras são necessárias no seu dia a dia e contratar planos flexíveis que se adequem às demandas. Por exemplo, caso a empresa precise de uma tecnologia de supply chain para cadastrar fornecedores, ela pode escolher o módulo Certifica. No entanto, se também precisar pedir por  cotações, pode criar o pacote Certifica + Negocia. 

 

Uma coisa é certa: o e-Procurement permite que empresas de todos os tamanhos e setores possam se inserir na lógica digital e garantir a inteligência de compras para ficar mais competitiva em um mercado tão exigente como o atual. Basta ter boas parcerias como a Nimbi que assegurem que esse processo seja o mais seguro e prático possível.

 

Quer se aprofundar no mundo do software de gestão de compras? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. 

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin