Compliance e Supply Chain: como seu setor de compras pode se precaver de riscos?

Mulher mexendo no tablet enquando valida o compliance dos negócios pelo eprocurement

Compliance é a forma ideal de combater fraudes e falhas de fornecimento, mantendo a boa reputação da empresa.

 

Um fornecedor ruim pode causar grandes estragos para um negócio. Em um efeito dominó, um insumo entregue errado ou atrasado pode levar a produções perdidas, custos elevados e até mesmo queda na qualidade do produto e/ou serviço final. Por isso, a ideia de compliance, ou seja, de cumprir requerimentos preestabelecidos, faz toda a diferença.

 

Afinal, o compliance na área de compras se traduz a fornecedores homologados e uma cadeia de suprimentos de acordo com as regras e políticas que sua empresa criou baseado em seus valores e padrão de trabalho para garantir um equilíbrio entre investimento, custo, rentabilidade e eficiência. 

 

Ao garantir o menor custo de aquisição, também é importante manter um padrão de qualidade e volume necessários para uma produção com fluxo contínuo de suprimentos que tenha uma negociação transparente, honesta e justa com boas condições de pagamento.

 

Afinal, quais são as responsabilidades desse setor de compras?

Além de todos os desafios já apresentados, uma boa gestão de compras está diretamente conectada com a integração dos fornecedores à cadeia de suprimentos da empresa, passando pelas seguintes etapas:

 

  • Analisar requisições de materiais e serviços;
  • Realizar homologação de fornecedores;
  • Solicitar e avaliar cotações;
  • Negociar as melhores condições e selecionar um parceiro;
  • Realizar a compra;
  • Acompanhar e garantir o cumprimento de prazos;
  • Recebimento de nota fiscal e finalizar a compra;
  • Aprovar o pagamento do fornecedor.

 

E, para esse processo todo dar certo, não basta comparar números e presumir valores. É importante analisar as informações e documentos desses possíveis parceiros para garantir verdadeiramente segurança para a transação e é para isso que plataformas de gestão de compras como a Nimbi existem. 

plataforma de eprocurement

Como uma plataforma de e-Procurement pode ajudar na gestão de riscos?

Para se manter em compliance, já deu para perceber que é importante ter confiança nos parceiros que escolher. Assim, plataformas como o e-Procurement da Nimbi existem para ajudar nessa jornada.

 

Lá, é possível criar relatórios de risco no módulo de Gestão de Risco, que permite que a empresa faça avaliação de risco de critérios financeiro, fiscal, reputacional, trabalhista, ambiental, de corrupção e até criminal com a ajuda de parceiros da Nimbi como ICTS e Exato Digital, consultorias especialistas em mitigar riscos. 

 

Com essas ferramentas nas mãos, sua empresa consegue a agilidade ideal para uma tomada de decisão mais assertiva no processo de concorrência e compliance. Dessa forma, você consegue garantir aquisições mais seguras e parceiros que realmente atendam suas necessidades e sejam confiáveis. 

 

Quer conhecer ainda mais sobre compliance na área de compras? Leia nossos outros artigos ou entre em contato.
Acesse também nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkdIN e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin