e-Procurement: conheça 3 motivos para contratar essa solução para sua empresa.

Homem analisando sua compra através do e-procurement

Procurement é uma forma de garantir tranquilidade e controle para seu processo de compras.

 

Acompanhar as performances da equipe, conseguir fornecedores confiáveis e evitar vazamento de informações não é fácil. Para fazer uma boa gestão de compras, uma empresa precisa de mecanismos que a ajudem a otimizar processos de diferentes formas, seja com métodos tipo o strategic sourcing ou tecnologias como o e-Procurement.

 

Plataformas de e-Procurement nada mais são como sistemas de supply chain que digitalizam e automatizam as etapas do processo de compras, trazendo agilidade de resposta, eficiência e até mesmo estratégia para a área. 

 

E o melhor de tudo é que empresas como a Nimbi ainda tornam esse tipo de plataforma de compras flexível e compatível com a realidade de qualquer negócio, pois é uma solução feita de módulos, que permite que o gestor possa escolher qual melhor se adequa ao momento da empresa e ao processo que precisa ser digitalizado. 

 

Por exemplo, se a empresa precisa automatizar a homologação de fornecedores, o módulo Certifica é perfeito para isso. No entanto, se quiser também controlar e consolidar todas as notas fiscais a serem pagas, o módulo Paga vai ajudar. Dessa forma, você pode combinar os produtos e criar seu próprio plano. 

 

E existem muitos motivos para você apostar nessa digitalização e em uma plataforma de e-Procurement assim, mas 3 deles são essenciais.

 

Quais são os 3 grandes motivos para contratar um e-Procurement?

Economia

Com os mapas comparativos de preço e a visibilidade das aquisições em tempo real, você evita cometer erros, comprar mais caro ou em excesso e centraliza sua operação em um único lugar, permitindo que suas equipes troquem tarefas operacionais por uma gestão de compras mais estratégica. 

Cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e a renovação de contratos, diminuindo, assim, custos desnecessários. Dessa forma, uma plataforma de e-Procurement permite uma redução de até 15% nos custos de aquisição de bens e serviços, e um saving de até 15% no gerenciamento de fornecedores, aumentando seu poder de negociação e dando espaço para parcerias mais lucrativas e de alto nível.

Além disso, com a maior possibilidade de uso de dados e relatórios no e-Procurement, o controle do spend se torna viável em tempo real para ajudar as empresas a evitarem, recuperarem e reduzirem custos com essas parcerias, criando um histórico que vai ajudar em futuras negociações e contratações.

 

Agilidade

Uma gestão de compras automatizada torna toda sua área de supply chain ainda mais fácil de administrar. Em uma plataforma de compras rastreável, é possível saber todo o movimento dos seus compradores e fornecedores, e agilizar as contratações de maneira considerável. Na Nimbi, por exemplo, o processo de negociação fica mais rápido em até 80% sem o uso de e-mails frequentes, assim como há uma redução de até 90% do tempo gasto com ligações e e-mails dos setores de Contas a Pagar e Compras para saber o status de pagamentos.

Com a mensuração de dados e informações que os relatórios do sistema de gestão de compras permitem, a área de compras ganha ainda mais protagonismo no negócio e velocidade nas tomadas de decisão. Por ser uma solução em nuvem, a agilidade está até mesmo na implementação do software, já que não é preciso grandes instalações, se mantém facilmente atualizado e pode ser acessado de qualquer lugar. 

 

Controle e estratégia

Governança e compliance são termos fundamentais para qualquer empresa, o que torna uma solução de e-Procurement ainda mais essencial. Com esse tipo de automatização da gestão de compras, existe uma maior transparência para os processos de aquisição, já que mitiga ameaças ao negócio e investiga os possíveis parceiros na fase de homologação de maneira mais assertiva e rápida que a manual. Em poucos cliques, é possível analisar e entender as informações daquele CNPJ e obter relatórios que consolidam riscos legais, trabalhistas, ambientais e até mesmo criminais, criando maior segurança para sua empresa lidar com sua reputação e ESG, e evitando problemas no futuro. 

Com tudo digitalizado, além de padronizar documentos e se mostrar mais profissional, a empresa garante processos com histórico completo e registro, além de ser auditável, permitindo a visualização e rastreamento de todas as ações feitas na plataforma, que pode ser acessada a qualquer momento. 

Além disso, não tem como negar que existem muitas outras vantagens como as melhorias na colaboração entre as equipes e na comunicação com os fornecedores, controlando a vigência e consumo dos contratos. 

A tecnologia, certamente, assumiu um papel importante em nossa sociedade, mas o supply chain tem ainda mais a ganhar com ferramentas como um software de gestão de compras. Afinal, ele ajuda suas equipes a trabalharem melhor e sua empresa a crescer junto com esse mercado, ganhando produtividade e rapidez frente à concorrência.

 

Quer saber mais sobre o mundo da gestão de fornecedores e como as soluções da Nimbi podem ajudar? Leia outros artigos ou entre em contato conosco.
Acesse também nossas redes: Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin