Diferentemente de um orçamento, uma cotação de preços vai muito além de uma previsão de gastos e receitas em determinado período. Cotar fornecedores é de dentro para fora, estudar oportunidades priorizando uma boa negociação ao entender estrategicamente como essa compra pode afetar a empresa.
É sobre reunir informações de determinado produto ou serviço, como quantidade, pilares ESG, custo médio, qualidade do produto, prazos, influência direta no desempenho do negócio, segurança da transação, responsabilidade fiscal e trabalhista do possível parceiro, entre outros.
Assim, é possível evitar quebras de contrato, ter rastreabilidade e garantir o compliance para a empresa receber o que precisa no prazo ideal sem sofrer com grandes riscos ou prejuízos, e ainda melhorar processos como um todo na gestão de fornecedores.
Todos sabem que um bom comprador costuma ser um ótimo negociador. Por isso, a regra básica é: faça sempre uma contraproposta. No entanto, é importante justificar seu pedido e entender as condições do outro lado. Não deixe de ser honesto sobre suas possibilidades para que o fornecedor saiba como melhor auxiliar você na cotação de preços, construindo uma relação de confiança e parceria. Avalie volume do pedido, entrega e outras condições que podem ser reduzidas ou ajustadas na negociação.
Vivemos em um mercado bem competitivo, por isso tenha em mente que é importante não depender completamente de um único fornecedor e diversificar sua carteira, especialmente quando a compra se refere a um produto ou serviço crucial para o seu negócio funcionar. Assim, caso algum problema aconteça ou precise de novos argumentos na negociação, é crucial ter uma cotação de preços de outro parceiro na manga.
Pode parecer óbvio, mas, antes de chegar em um fornecedor, é importante saber exatamente o que a sua empresa precisa para não ter tantas idas e vindas de e-mails. Procure detalhar ao máximo cada pedido com volume, quantidade, tamanho, medidas, entre outros, para obter uma cotação de preços mais adequada e precisa.
Percebeu como todas as dicas podem ser muito manuais? O operacional de compras pode ser cansativo e exigir muitas planilhas, ligações e e-mails, por isso ter a tecnologia ao seu lado é crucial para uma boa cotação de fornecedores. Plataformas como a Nimbi têm soluções fáceis de usar e flexíveis que se moldam às necessidades da sua empresa e ainda otimizam processos.
Sua área de compras precisa ter ferramentas que auxiliem na cotação de preços para poder se manter atual no mercado competitivo em que vivemos, e isso significa automatizar processos. Na Nimbi, existem diversas soluções que ajudam negócios na gestão de compras de formas diferentes:
De maneira simples, nossa plataforma de e-Procurement automatiza processos de compras desde a homologação de fornecedores até o gerenciamento de pagamentos com módulos específicos para cada demanda que tiver.
Assim, você pode montar um plano personalizado para as necessidades do seu negócio e ter rastreabilidade de todas as etapas e usuários, sejam compradores ou fornecedores, com notificações e restrições de acesso; conseguir controle automático de documentos e padronização do pedido de cotação de preços; usar workflows de aprovação e monitoramento de SLAs; e ter acesso a dados de transações com histórico e comunicação mais clara com os parceiros.
Nosso marketplace B2B ajuda com a cotação de fornecedores de uma maneira muito simples: reduzindo tarefas operacionais da sua equipe. Imagine um e-commerce B2B com uma experiência B2C. Ao negociarmos valores e condições, você sequer precisa fazer cotações. Basta entrar na plataforma, selecionar os produtos que precisa e fazer a compra ali mesmo em poucos cliques.
Com o fomento de fornecedores já homologados, o Nimbi Private mitiga riscos de desabastecimento por stock-out do fornecedor, gera mais alternativas de diversificação de parceiros para sua empresa e ainda cria uma economia média de preço unitário em até 20%.
Viu como pode ser fácil colocar em práticas as nossas dicas de gestão de fornecedores e cotação de preços? Com uma parceira ao seu lado como a Nimbi, é possível conseguir inúmeros benefícios e simplificar seu processo de compras de maneira que a empresa invista em tecnologia, acompanhe a performance das equipes e mantenha índices como spend e lead time sob controle.
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