Gestão de fornecedores: entenda como ela pode trazer bons resultados para seu negócio.

Foto de um empresário sorrindo após usar a gestão de fornecedores para a sua empresa.

Gestão de fornecedores é uma forma importante de otimizar a administração de fontes de fornecimento de uma empresa.

 

Gestores sabem bem como o barato pode sair caro, não é mesmo? Muitas empresas costumam se preocupar com preços na hora de contratar um parceiro, mas esquecem como questões como qualidade, atenção a prazos, controle de riscos e responsabilidade fiscal e trabalhista podem ser pontos fundamentais. Por isso, para evitar problemas assim, é importante investir em uma boa gestão de fornecedores

 

Hoje em dia, a tecnologia tem ajudado muito nesse processo com sistemas de gestão de compras que automatizam diversas etapas do supply chain, controlam a validade de contratos e ainda facilitam a homologação de fornecedores de acordo com as diretrizes do seu negócio.

 

Ao implementar uma série de técnicas e cuidados, é possível criar uma rede de apoio verdadeira para sua empresa, em que fornecedores e você podem se ajudar mutuamente a crescer mediante qualquer desafio. 

 

Quais são as vantagens ?

Controle de melhores práticas e ESG

Toda empresa está submetida a riscos, especialmente quando falamos em relações externas ao negócio. No entanto, com uma boa gestão de fornecedores, essas ameaças podem diminuir drasticamente. 

 

Ao contratar um parceiro, é crucial pesquisar e estar ciente de que ele possui os mesmos valores éticos e morais que a sua empresa e está de acordo com diretrizes legais que possam afetar sua reputação e imagem no futuro. Afinal, para atuar a favor de questões de ESG (Social, Ambiental e Governamental), é importante garantir que não só você, mas todos da sua cadeia estejam na mesma página quanto a isso.

 

Com a ajuda de uma plataforma de compras como a Nimbi, é possível fazer essa homologação de maneira fácil, escolher qual fornecedor realmente faz sentido para seu negócio e deixar tudo registrado no sistema de procurement para garantir compliance das melhores práticas de mercado.

 

Qualidade do produto final e cumprimento de prazos 

Não tem como negar que fornecedores estão diretamente relacionados ao produto ou serviço que sua empresa entrega. Afinal, é a qualidade dos insumos que utiliza durante todo o processo que vai ajudar o item final a ganhar forma, afetando até mesmo o tempo de entrega.

 

Uma boa gestão de fornecedores garante que seus clientes tenham suas expectativas e necessidades atendidas, gerando maior fidelização e confiança por parte deles. E, quando feita em uma plataforma de compras, ainda controla melhor a vigência desses contratos, assegurando que prazos sejam cumpridos e estoques sejam mantidos. 

 

Com a ajuda da Nimbi, por exemplo, é possível fazer a mitigação do risco de desabastecimento por stock-out de um fornecedor, pois a plataforma estimula alternativas de fornecimento, e ainda ajuda a encontrar facilmente parceiros que já foram homologados e qualificados com histórico positivo de atendimento, otimizando o processo. 

 

Preços mais competitivos

Toda relação é feita com base na confiança, assim, quando um fornecedor realmente se torna um parceiro estratégico da sua empresa, é possível conseguir condições diferenciadas de pagamento e valores. Uma boa gestão de fornecedores exige uma construção de relacionamento e uma demonstração de confiança constante, sempre tomando cuidado para não criar dependência.

 

Na Nimbi, a gestão de compras automatizada promove uma redução no custo de comprar em 70% e ainda traz uma economia média no preço unitário em até 20%, o que mostra como relacionamento e tecnologia podem – e devem – andar de mãos dadas. 

 

Crescimento estruturado

Se um parceiro oferece itens de qualidade, cumpre prazos, segue as melhores práticas da sua empresa e tem preços melhores, você economiza, otimiza processos, sofre menos riscos e ainda pode ter um lucro maior. O valor agregado à sua empresa aumenta e, o que é ainda melhor, seu negócio tem maior estabilidade e apoio ao entorno para crescer.

 

Como pode ver, uma gestão de fornecedores eficiente pode ser o segredo para sua empresa se tornar mais competitiva em um mercado tão desafiador quanto o que vivemos hoje, ainda mais com a ajuda de plataformas de compras como a Nimbi. 

 

Unindo soluções de marketplace B2B e e-Procurement em um só lugar, a Nimbi auxilia empresas de todos os tamanhos e segmentos a automatizar as etapas do processo de compras que quiser e precisar para ganhar produtividade, tempo e estratégia, resultando em uma excelente gestão de fornecedores

 

Quer saber mais sobre a plataforma de gestão de compras? Leia nosso blog e  siga a gente no Instagram, Facebook e Linkedin

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin