Supply Chain: entenda como a gestão de fornecedores fortalece sua cadeia.

supply chain

Supply chain depende do bom relacionamento que sua empresa constrói com o fornecedor.

 

Toda gestão de supply chain é uma espécie de fileira de dominós. Se uma peça se move, afeta a outra sucessivamente até que todas estejam em movimento. Pode-se dizer que a primeira seria a área de compras, essencial para o início desse ciclo de produção que desencadeia a produção e entrega do produto.

 

Em uma estratégia comercial sólida, isso significa que o relacionamento com fornecedores se torna parte inerente do crescimento de uma empresa.

Afinal, construir essa base com eles a longo prazo permite que seu negócio tenha uma economia de custos, reduza riscos, obtenha maior compliance e gere eficiência. 

 

Compreender como essa gestão de parcerias do supply chain é construída fará com que você e seu fornecedor atendam melhor às expectativas um do outro e encontrar oportunidades de melhoria em três grandes pilares.

 

  • Avaliação do relacionamento:

    Seu fornecedor é capaz de atender seus pedidos no prazo? Tem um atendimento e comunicação sólidos? É confiavel? Essa avaliação deve ser feita antes de firmar o negócio, mas também de maneira constante para garantir sua eficácia.

 

  • Incentivo à parceria:

    É sempre importante construir uma comunicação honesta em que você e seu fornecedor conversem sobre necessidades e expectativas, sempre se atualizando de possíveis mudanças ou discrepâncias, por exemplo, em relação a valores e cultura ESG.

 

  • Valor agregado:

    Procure sempre encontrar formas de valorizar essa relação por meio de benefícios e incentivos para que esse fornecedor veja você realmente como um parceiro e esteja incentivado a continuar.

relacionamento

Quais benefícios de um bom relacionamento no supply chain?

Ao investir tempo e energia no relacionamento com fornecedores, sua empresa pode ter muitas vantagens, ainda mais se tiver a ajuda de uma plataforma de gestão de compras para automatizar as tarefas mais operacionais do processo.

 

Ampliar base de parceiros

A tecnologia pode ajudar você a ter acesso a diversos fornecedores do Brasil todo, garantindo melhores condições por meio de mapas comparativos e relatórios de risco que realmente ajudem a escolher parceiros que tenham qualidade e deem segurança. 

 

No Nimbi Private, é exatamente assim. A empresa tem acesso a um catálogo de mais de 400 mil itens pré-negociados e faz um gerenciamento de fornecedores até mais fácil, já que consegue lidar com mais parceiros por vez e ainda testar e avaliar melhor qual irá realmente construir um relacionamento.

 

Valorização e dados

Para manter a gerência e todos os stakeholders satisfeitos, é importante que a equipe de compras tenha números e dados concretos de como essa relação está funcionando. Em uma plataforma de gestão de compras como o e-Procurement da Nimbi é possível reconhecer rapidamente o que está funcionando ao analisar as informações e históricos dos pedidos e contratos, gerando maior valor para sua empresa, mas também para a própria relação que está desenvolvendo com o fornecedor. Isso reduz custos e riscos. 

 

Compliance

O processo de homologação e manutenção de fornecedores nem sempre é fácil. Por isso, um sistema de gestão de compras pode ser bem útil quando se quer eliminar tarefas tediosas e ver em tempo real que fornecedores de fato estão ajudando o supply chain da sua empresa a se manter nas suas políticas internas e está agindo de acordo com seus valores. 

 

Não tem como negar que uma relacionamento duradouro é feito de confiança, por isso o uso de plataformas e tecnologias para fazer essa gestão de fornecedores é tão importante. É assim que pode-se deixar o lado operacional com quem conhece bem a tecnologia e o mercado para focar na estratégia e valorização dessas parceiras.

 

Quer conhecer mais quem transforma a tecnologia de supply chain? Leia outros artigos da Nimbi ou entre em contato conosco. Acesse também nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkdIN e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin