Homologação em compras: entenda como o Certifica+ ajuda fornecedores a otimizarem parcerias.

Homologação é um processo que requer transparência e segurança para seus clientes confiarem na sua entrega.

 

Uma gestão estratégica de compras e suprimentos é um fator importante dentro de uma empresa. Afinal, é por meio desse processo que é possível assegurar uma base sólida de produção, seja com insumos essenciais ou materiais que auxiliam na manutenção da estrutura inteira do negócio – e tudo começa com a homologação

Como fornecedor, é essencial se preocupar e garantir que seu cliente tenha confiança nas entregas com prazos equilibrados e formas de pagamento diversas que incentivem essa parceria a crescer. 

Por isso, hoje em dia, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse quesito. Plataformas de e-Procurement como a Nimbi têm mecanismos que auxiliam empresas a terem relatórios de risco de fornecedores que otimizam a homologação e proporcionam mais segurança de dados, rapidez na checagem de informações e uma comunicação mais transparente, ajudando nessa gestão estratégica de compras e suprimentos

Além disso, esses relatórios são uma ótima oportunidade para o fornecedor identificar possíveis melhorias na gestão de riscos e implementar, se necessário, medidas de mitigação dessas ameaças para que suas operações da cadeia de suprimentos sejam mais resilientes.

Dividido em módulos, o e-Procurement da Nimbi auxilia em diversas etapas do processo de compras, mas é o módulo Certifica+ que realmente fica encarregado de garantir uma homologação que ajude fornecedores e seus clientes a cumprirem essa tarefa com primor. 

 

O que é o Certifica+?

 

O Certifica+, como foi dito, é um módulo da plataforma de e-Procurement da Nimbi. Por meio dele, empresas conseguem fazer a homologação de maneira facilitada e ágil com o auxílio de documentos padronizados e fluxos que dão segurança ao processo. 

Por lá, o negócio pode:

  • Consultar dados públicos de fornecedores no marketplace da Nimbi;
  • Criar formulários personalizados separados por categorias dentro dos pilares ESG com recorrência automática;
  • Integrar dados com um ERP e ter tracking do histórico de atividades do cadastro;
  • Customizar documentos necessários para a homologação com alertas de vencimento e bloqueios automáticos;
  • Criar workflows individuais e flexíveis com alertas de etapas de aprovação para cada departamento;
  • Fazer homologação por categoria com uma melhor gestão dos status de aprovação de cada uma.

Com o Certifica+, os clientes têm maior confiança e facilidade para aprovar o cadastro de fornecedores, e essa parceria se torna verdadeiramente estratégica e transparente dentro de uma plataforma de e-Procurement completa e unificada.

 

Quais são as vantagens para você como fornecedor? 

 

Usabilidade

Com a usabilidade aprimorada do Certifica+, é mais simples e eficiente atualizar seu cadastro. Você pode facilmente preencher as seções e questionários, anexar os documentos necessários e aceitar os termos do cliente de maneira rápida e descomplicada.

O e-Procurement da Nimbi permite que identifique de maneira ágil e precisa quais informações ainda precisam ser atualizadas para concluir seu cadastro. Dessa forma, você economiza tempo e garante que seja aprovado pelos clientes com maior facilidade.

 

Visibilidade e Transparência

O Cerifica+ aprimorou a abordagem cliente-fornecedor para proporcionar uma maior clareza na relação, o que significa que pode conferir políticas e termos específicos, simplificando o processo de homologação e permitindo transações em todas as suas categorias de atuação.

Isso significa que, como fornecedor, você terá acesso a políticas claras e termos que tornam a homologação mais transparente e direta. Isso não apenas facilita sua interação com o cliente, mas também fortalece a parceria, garantindo que você possa operar em todas as suas áreas com confiança e segurança.

 

Homologação por categorias

Garantir que sua empresa atenda a todos os requisitos necessários para transacionar em todas as categorias de atuação, respeitando os requisitos mínimos de cada cliente, fica ainda mais fácil. Com o sistema de aprovação individual da Nimbi, você pode começar a transacionar em uma categoria assim que for aprovada, mesmo que a homologação para outras categorias ainda esteja em andamento. 

Essa abordagem ágil e flexível simplifica e acelera sua interação com o cliente, permitindo que você inicie as operações rapidamente e à medida que cada etapa da homologação é concluída. Isso otimiza sua eficiência e ajuda na expansão de seus negócios em várias áreas de atuação.

De maneira otimizada, o Certifica+ constrói uma gestão estratégica de compras e suprimentos que assegura que fornecedores e seus clientes possam ter uma experiência aprimorada e, de fato, consigam manter uma parceria fortalecida e duradoura. 

 

Quer saber mais sobre esse módulo do e-Procurement da Nimbi? Entre em contato conosco. 

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