Plataforma de fornecedores: Como sua empresa pode ter mais diversidade na cadeia de compras.

Foto de pessoas heterogêneas demonstrando a importância da diversidade de fornecedores para a cadeia de compras

Plataforma de fornecedores é a oportunidade do seu negócio explorar parcerias inovadoras e negociações lucrativas.

 

Segundo um estudo da McKinsey, empresas mais heterogêneas e culturalmente diversas tendem a ter lucratividade 36% maior do que aquelas com equipes mais uniformes. Por quê? Bom, esse contraste costuma significar uma profunda compreensão do outro e um lugar propenso a florescer a inovação por conta dessa união de ideias tão diferentes. E isso não se aplica apenas ao funcionamento interno de um negócio e seus colaboradores, mas toda sua cadeia, levando muitos a investirem em uma plataforma de fornecedores.

 

São tecnologias como esta que permitem às empresas terem uma rede de trabalho diversificada, desde a inclusão de grupos sub-representados até diferentes tamanhos e tipos de fornecedores. Com uma rápida adaptação a mudanças, esse tipo de gestão de compras costuma ter um ótimo índice de resolução de problemas e alto valor agregado na cultura organizacional.

 

Assim, o retorno sobre investimento gera resultados 133% maiores para a empresa, segundo um estudo do banco BDC, e abre oportunidades para o negócio alcançar mercados inexplorados com maior competitividade em um setor de supply chain antes estagnado. 

 

Quais são os benefícios de fornecedores mais diversos?

Fazer strategic sourcing e parcerias com fornecedores variados que invistam em diversidade traz soluções ágeis e econômicas, mas também permite uma riqueza de contratos com termos versáteis, maior contato com soluções tecnológicas e outros benefícios que podem se dividir em dois:

 

  • Agilidade e risco reduzido

Na gestão de compras, é possível dizer que fornecedores pequenos e diversos permitem um leque maior de opções para o negócio, afinal, tendem a ser mais flexíveis e operar mais rapidamente em negociações e entregas. Com um fluxo mais robusto, a propensão ao sucesso se expande e agrega ainda mais valor e soluções ao supply chain.

 

  •  Competição e inovação

Ter uma rede de fornecedores diversa e abundante faz empresas terem uma competição saudável e natural que estimula preços melhores, serviços de qualidade superior e entregas mais eficientes, incentivando o mercado a crescer como um todo e explorar mais soluções inovadoras como a tão mencionada plataforma de fornecedores.

 

Como uma plataforma de fornecedores pode ajudar?

Uma plataforma de fornecedores pode assumir diversas formas. Seja como marketplace B2B ou software de gestão de compras, esse tipo de solução dá a oportunidade para o negócio expandir suas possibilidades de parcerias em um ambiente intuitivo e fácil de usar.

 

Na Nimbi, por exemplo, o comprador pode acessar o marketplace B2B, ter acesso a mais de 30 mil itens pré-negociados e conseguir automatizar até 70% das aquisições de indiretos. Só esses dois dados já mostram como uma plataforma de fornecedores pode tornar todo o processo de strategic sourcing ainda mais rápido e adaptável ao cotidiano corrido de uma empresa.

 

Além disso, o caráter mecânico e muitas vezes cansativo que sobrecarrega muitos profissionais de compras é substituído por tomadas de decisão mais estratégicas e um ambiente mais cooperativo que permite a oxigenação da base de fornecedores com novos produtos e parceiros.

Uma gestão de compras otimizada, que realmente valorize tudo que a diversidade oferece, proporciona às empresas cada vez mais valor agregado e competitividade nesse mercado tão envolvido pela tecnologia. Quer conhecer melhor outras soluções e descobrir como elas podem ajudar? Leia outros artigos aqui.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin