avaliação de fornecedores Nimbi Private

Otimize a relação com fornecedores e negociações com NIMBI PRIVATE

Se perguntássemos quanto tempo a sua equipe de compras perde realizando a busca por novos fornecedores e a curadoria dos mesmos, você saberia responder? Provável que você não tenha um número exato para nos dar, mas, certamente, sabe que esse trabalho consome algumas horas. E, talvez por esse motivo, muitos acabem deixando esse trabalho de lado. Como resultado, tem-se uma base enorme, desatualizada e muitas chances de economia desperdiçadas. A boa notícia é que nunca houve tanta oportunidade de acabar com esse problema. O Nimbi Private é uma das soluções que a tecnologia trouxe para a área de compras e que irá otimizar essa gestão.

Implementado sob o modelo Software as a Service, não necessita de armazenamento local. Ao contrário de muitos programas, incluindo aqui, a grande maioria dos ERPs, o Nimbi Private é gratuito e não exige instalação local. Ele fica disponível na nuvem e caso exista a necessidade de cancelamento, isso pode ser feito sem nenhum tipo de multa.

Certo, mas e como o Nimbi Private ajuda na otimização da base dos fornecedores? É para responder a essa pergunta que criamos este artigo! Nele, você verá como gerir os parceiros pode ser simples e reduzir uma boa parte do trabalho operacional da sua equipe de compras. Acompanhe!

Conheça 4 pontos de otimização que o Nimbi Private leva para a sua relação com fornecedores

Em toda empresa, existem dois tipos de compras: as de indiretos e as de diretos. A primeira refere-se àqueles itens que são indispensáveis para o funcionamento das operações da empresa, mas com baixo valor agregado para a estratégia do negócio. Muitas dessas, inclusive, são recorrentes e, cada vez que precisam ser feitas, tomam boa parte do tempo dos compradores, com as cotações e negociações necessárias.

E quem atua na área de compras sabe que tempo é sempre um assunto delicado! Mas o fato é que, enquanto perdem comprando esses itens, negociações verdadeiramente importantes, como de maquinário ou matérias-primas, são deixadas de lado ou não executadas com a qualidade e o tempo que demandam. A implementação do Nimbi Private busca reverter esse cenário, otimizando tarefas operacionais e permitindo que compradores possam focar onde o negócio, realmente, tem a ganhar.

Entretanto, a negociação de indiretos também pode garantir boas oportunidades de saving. Algumas empresas que já aderiram perceberam uma economia de até 15% na compra desses itens. E, para alcançar essa economia, realizar a avaliação dos fornecedores rotineiramente é fundamental.

Veja como o Nimbi Private automatiza essa tarefa, liberando os profissionais de compras para atuarem de maneira estratégica e muito mais alinhada aos objetivos do negócio. Continue a leitura!

1. Racionalização da base de fornecedores

Não manter as negociações focadas em um único fornecedor é sempre uma boa prática. Mas ter um leque muito vasto pode trazer um empecilho: uma base enorme de parceiros e compras fragmentadas. Em um exemplo bastante simples, vamos imaginar que você tenha 7 fornecedores de papel sulfite. Na medida em que as requisições vão chegando, a área de suprimentos verifica entre esses qual tem o melhor preço e solicita a entrega. Se isso acontece no dia a dia da sua empresa, talvez você não esteja entendendo onde está o problema.

Acontece que ao fragmentar as aquisições, acaba-se comprando um pouco de cada fornecedor e perde-se uma grande chance de economia. Esse saving, tão buscado em todos os segmentos, pode ser alcançado por meio de uma negociação única, mas com maior volume. O Nimbi Private faz o trabalho de diminuir essa base, analisando os parceiros com melhor potencial e mantendo cadastradas menos opções, mas muito mais assertivas.

2. Terceiriza a busca por novos fornecedores

Embora necessário, o processo de cadastro e busca pr novos fornecedores é um trabalho moroso, que demanda muito esforço operacional e tempo. No momento da implementação do Nimbi Private, os fornecedores que já constam em sua base recebem um convite. Para realizar as vendas por meio do marketplace, eles passarão por uma curadoria rigorosa. Serão conferidos os documentos, a situação perante o mercado através de uma pesquisa reputacional, se há, de fato, capacidade de atendimento e outros critérios definidos junto ao cliente.

Porém, por ter mais de 30 mil itens já negociados com fornecedores de capilaridade nacional, a Nimbi também pode trazer boas oportunidades para o seu catálogo. Assim, novos produtos e categorias sempre poderão ser incluídos, desde que cumpram toda a política de compra estipulada pela sua empresa e a inclusão seja aceita.

3. Relatórios de desempenho

E-mails, planilhas, negociações por telefone, anotações… Infelizmente, essa é a realidade de muitos departamentos de compras! Além da insegurança do possível extravio de informações ou erros de digitação, essas práticas ― bastante analógicas, por sinal ― trazem outro problema: a falta de dados para análise. Sem um software que digitalize o que, antes, era trabalho operacional, fica difícil medir o desempenho e fazer a avaliação de fornecedores.

O Nimbi Private dispõe de APIs para integração das informações com o ERP que a sua empresa já tem ou podem ser gerados relatórios periódicos para esse abastecimento. Além

de levar dados dos fornecedores, os relatórios relacionam os pedidos gerados pela

plataforma, facilitando o controle de consumo da empresa, pelos compradores. Também, permite que o cliente crie questionários, com pesos, notas e questões personalizadas para realizar a avaliação dos fornecedores.

4. Experiência do usuário

Ao invés de sistemas robustos e difíceis de operar, os marketplaces corporativos também têm como preocupação a usabilidade dos usuários. O objetivo é aumentar o engajamento da área de compras com a plataforma e aproximar os profissionais da experiência com as suas compras pessoais, no segmento B2B. O que muda nesse cenário é a forma como a ferramenta interage, tanto com quem compra quanto com quem vende.

O fornecedor passa a ser responsável por atualizar o status do pedido, desde o momento em que ele é gerado até a hora da entrega. Isso inclui o Tracking, que facilita o acompanhamento pelo usuário que realizou a compra, sem necessidade de acionar o comprador.

 

Agora que você já sabe como o Nimbi Private otimiza a relação com fornecedores e permite que verdadeiros profissionais de compras 4.0 sejam desenvolvidos, solicite uma demonstração! Preencha o formulário e receba o contato de um representante Nimbi!