E-procurement: Saiba como ele automatiza a gestão de compras da sua empresa

Foto de uma empresária feliz ao usar o e-procurement na gestão de compras da sua empresa.

E-procurement mudou a forma como compras e negociações são feitas no setor de suprimentos.

Com a chegada da tecnologia, o que antes era burocrático, repetitivo e demorado, hoje é simples, rápido e eficiente de verdade. Dados nos dão uma noção realista de situações empresariais e operações na internet podem ser feitas com maior segurança. Dessa forma, a gestão de compras, atualmente, se tornou inteligente e versátil para manter empresas competitivas graças a soluções como e-Procurement e marketplaces B2B.

 

Afinal, o que é e-Procurement? 

Diferente de um e-commerce padrão, que permite apenas a compra e venda on-line, o e-Procurement abrange desde a prospecção de fornecedores e requisições até a conclusão do pagamento da compra, automatizando todas as etapas do processo. Lá, é possível fazer o e-sourcing do supply chain, que realiza a busca desses parceiros, e do e-learning, que educa clientes antes da compra, além de usufruir de ERPs que integram os dados de diferentes setores da empresa.

 

Ao automatizar a gestão de compras, as equipes perdem menos tempo com tarefas mecânicas para poder focar em outras demandas e pensar de maneira estratégica e analítica sobre o futuro do negócio. Isso faz com que a tecnologia trabalhe ao seu favor, complementando as habilidades do profissional para que ele tenha a oportunidade de exercê-las.

 

Com um ciclo bem controlado, é possível que a gestão de compras estruture melhor seus estoques, defina bem seus calendários e construa parcerias benéficas a fim de evitar gastos desnecessários, além de diversas outras vantagens.

 

Quais são os principais benefícios do e-Procurement? 

Uma plataforma de fornecedores como o e-Procurement traz muitas transformações positivas para um negócio, como:

 

Redução de custos e melhores preços

Com a adoção do e-Procurement, é possível ter um melhor monitoramento e gestão das compras da empresa, otimizando tempo nas operações de aquisição e evitando compras emergenciais por falta de controle do estoque, por exemplo. 

 

Além disso, um software de gestão de compras permite que fornecedores trabalhem preços mais competitivos para se manterem no mercado e os profissionais do supply chain obtenham informações mais confiáveis e propostas concretas nas mãos para tomar uma decisão sem precisar pagar por várias ferramentas para isso. Tudo se reúne em um lugar só.

Otimização de processos e eficiência

Ao obter uma plataforma de gestão de compras como a Nimbi, é certo que haverá agilidade em todos os procedimentos internos e externos. Afinal, a ferramenta irá automatizar e se encarregar de enviar requisições, cotações, pedidos de compras e muitas outras funcionalidades, tornando o processo mais ativo.

 

Além de padronizar documentos e profissionalizar a imagem da empresa, o e-Procurement ainda permite o monitoramento das atividades de compradores e fornecedores com prazos de envio e entrega muito bem controlados.

 

Comunicação e operação mais segura

Pode-se dizer que uma boa gestão de compras depende de bons relacionamentos. Por isso, uma solução e-Procurement também ajuda nesse quesito, já que facilita a comunicação entre as partes, permite controle de calendários e torna a negociação mais confiável, salvando históricos de mensagens e facilitando possíveis auditorias. 

 

Além disso, uma plataforma de gestão de compras como a Nimbi ainda proporciona segurança financeira e compliance para a empresa por causa de sua tecnologia de ponta, constante inovação e sistemas que garantem o cumprimento das políticas internas do negócio. 

 

Decisões estratégicas

Com o e-Procurement, os gestores têm acesso a dados fornecidos por relatório de Business Intelligence e métricas que ajudam a avaliar o desempenho dos fornecedores e dos próprios compradores para, assim, aperfeiçoar a logística e planejamento do negócio.

 

Ao escolher parceiros como a Nimbi, a lista de vantagens só aumenta. O e-Procurement, por exemplo, tem uma estrutura flexível, o que significa que existem módulos para cada etapa da gestão de compras e a empresa pode montar seu plano a partir de suas necessidades atuais e futuras, caso queira modificar e adicionar soluções conforme as demandas forem surgindo.

 

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