Por muito tempo, líderes de supply chain se sentiam inseguros em fazer mudanças na forma de lidar com fornecedores. Afinal, a preocupação com quantidade, qualidade e confiabilidade são constantes e merecem atenção, especialmente quando falamos de gastos indiretos como TI, telecomunicações, transporte, serviços de marketing, entre outros. No entanto, a nova geração de lideranças de procurement tem percebido que a compra online também pode ser útil para os negócios, e ferramentas como um marketplace B2B geram valor para a área muito além do método tradicional.
Com um marketplace B2B, as empresas têm acesso a uma ampla gama de fornecedores que contam com uma variedade de modelos de negócios e oferecem muito além de preço. Afinal, esse tipo de catálogo digital gera competitividade, preços dinâmicos, personalização e sem perda de controle de procurement, dando liberdade para as equipes de supply chain saírem do trabalho operacional e cansativo e tirarem proveito de recursos avançados e atividades com valor agregado de caráter estratégico, inovador e sustentável.
Um marketplace B2B, assim como esse tipo de plataforma para pessoas físicas como Amazon e Submarino, criam ambientes digitais de autoatendimento em que fornecedores colocam seus produtos e empresas avaliam preços, prazos e condições para fazerem transações mais simples e transparentes.
Se, de um lado, os compradores ganham a possibilidade de escolha, valor e maior eficiência no processo, do outro, os fornecedores ganham acesso a um leque maior de clientes em um só lugar. Além disso, os dois têm históricos atualizados, dados detalhados das transações e a possibilidade de criação de relatórios para análise de gastos de equipes.
Em um marketplace B2B como o Nimbi Private, ainda existe a segurança de que todos os fornecedores são homologados antes de disponibilizar seus produtos para compra, e as empresas têm à disposição mais de 400 mil itens pré-negociados pela plataforma. Assim, pode-se dizer que é possível automatizar até 70% da compra de indiretos por lá.
Com vários fornecedores no mesmo ambiente digital, além de ter a praticidade de poder acessar diversas ofertas no mesmo lugar, as empresas têm maior transparência em relação a preços e se mantêm melhor informadas sobre todas as condições das compras, criando oportunidade para usuários aumentarem pedidos. Com uma lista consolidada de parceiros, o processo de escolha fica mais fácil e confiável.
Graças à tecnologia de ponta, um marketplace B2B tem a capacidade de reduzir o tempo real entre a geração do pedido e a entrega dos produtos, dando alternativas que podem ter entregas mais ou menos rápidas para atender à necessidade do usuário.
Depende muito do setor empresarial, mas é comum que negócios gastem cerca de 15 a 30% da receita em produtos indiretos. Por isso, ter um marketplace B2B como o Nimbi Private, que negocia preços melhores e homologa fornecedores, reduz custos do processo, proporciona savings de até 15% e integra setores a ponto de facilitar o planejamento dessas despesas.
O marketplace B2B pode se conectar com soluções de e-Procurement e ERPs, para permitir que a equipe de supply chain da empresa consiga automatizar todo o processo de compras, desde a busca pela melhor alternativa de fornecimento até o monitoramento da entrega do produto (Source-to-Delivery).
Dados de análise podem ajudar – e muito – as empresas a controlarem esses gastos indiretos, pois oferecem maior flexibilidade e informações concretas atualizadas em tempo real. Com um marketplace B2B, é possível ter acesso a históricos de transações, tornando o processo mais transparente e real, agilizando a logística e o planejamento de vendas, e possibilitando maior estratégia e compliance de melhores práticas.
Como pode ver, um marketplace B2B assegura diversas vantagens que ajudam a área de supply chain de uma empresa a ganhar produtividade e otimizar processos, melhorando seu tempo de resposta e a experiência de todos da cadeia.
Quer saber mais sobre plataformas de fornecedores e ferramentas similares? Continue lendo nosso blog e acompanhe as redes sociais da Nimbi.