Segundo um estudo da McKinsey, empresas mais heterogêneas e culturalmente diversas tendem a ter lucratividade 36% maior do que aquelas com equipes mais uniformes. Por quê? Bom, esse contraste costuma significar uma profunda compreensão do outro e um lugar propenso a florescer a inovação por conta dessa união de ideias tão diferentes. E isso não se aplica apenas ao funcionamento interno de um negócio e seus colaboradores, mas toda sua cadeia, levando muitos a investirem em uma plataforma de fornecedores.
São tecnologias como esta que permitem às empresas terem uma rede de trabalho diversificada, desde a inclusão de grupos sub-representados até diferentes tamanhos e tipos de fornecedores. Com uma rápida adaptação a mudanças, esse tipo de gestão de compras costuma ter um ótimo índice de resolução de problemas e alto valor agregado na cultura organizacional.
Assim, o retorno sobre investimento gera resultados 133% maiores para a empresa, segundo um estudo do banco BDC, e abre oportunidades para o negócio alcançar mercados inexplorados com maior competitividade em um setor de supply chain antes estagnado.
Fazer strategic sourcing e parcerias com fornecedores variados que invistam em diversidade traz soluções ágeis e econômicas, mas também permite uma riqueza de contratos com termos versáteis, maior contato com soluções tecnológicas e outros benefícios que podem se dividir em dois:
Na gestão de compras, é possível dizer que fornecedores pequenos e diversos permitem um leque maior de opções para o negócio, afinal, tendem a ser mais flexíveis e operar mais rapidamente em negociações e entregas. Com um fluxo mais robusto, a propensão ao sucesso se expande e agrega ainda mais valor e soluções ao supply chain.
Ter uma rede de fornecedores diversa e abundante faz empresas terem uma competição saudável e natural que estimula preços melhores, serviços de qualidade superior e entregas mais eficientes, incentivando o mercado a crescer como um todo e explorar mais soluções inovadoras como a tão mencionada plataforma de fornecedores.
Uma plataforma de fornecedores pode assumir diversas formas. Seja como marketplace B2B ou software de gestão de compras, esse tipo de solução dá a oportunidade para o negócio expandir suas possibilidades de parcerias em um ambiente intuitivo e fácil de usar.
Na Nimbi, por exemplo, o comprador pode acessar o marketplace B2B, ter acesso a mais de 30 mil itens pré-negociados e conseguir automatizar até 70% das aquisições de indiretos. Só esses dois dados já mostram como uma plataforma de fornecedores pode tornar todo o processo de strategic sourcing ainda mais rápido e adaptável ao cotidiano corrido de uma empresa.
Além disso, o caráter mecânico e muitas vezes cansativo que sobrecarrega muitos profissionais de compras é substituído por tomadas de decisão mais estratégicas e um ambiente mais cooperativo que permite a oxigenação da base de fornecedores com novos produtos e parceiros.
Uma gestão de compras otimizada, que realmente valorize tudo que a diversidade oferece, proporciona às empresas cada vez mais valor agregado e competitividade nesse mercado tão envolvido pela tecnologia. Quer conhecer melhor outras soluções e descobrir como elas podem ajudar? Leia outros artigos aqui.