Sourcing estratégico: sua empresa deve parar com as planilhas e focar em tecnologia de compras.

Sourcing

Sourcing estratégico é um processo de suprimentos que aumenta eficiência e minimiza riscos de fornecimento.

 

Já chega de fazer um gerenciamento de sourcing com planilhas de maneira manual e arcaica, não é? Com a velocidade do mundo atual, não funciona mais continuar de uma forma tão operacional enquanto seus clientes estão exigindo respostas cada vez mais rápidas e seus concorrentes estão atendendo a essa necessidade. 

Fazer compras mais velozes significa agilizar a produção inteira e conseguir atender demandas com maior eficiência. No entanto, de nada adianta cumprir esses prazos sem garantir produtos e serviços de qualidade e confiáveis, certo? 

É por isso que, mais do que a aquisição padrão que a área de compras está acostumada, as empresas precisam investir no sourcing estratégico. 

 

O que é o sourcing estratégico?

 

Sourcing estratégico é um processo de aquisição de suprimentos que faz parte da estratégia de compras e conecta coleta de dados, pesquisa de mercado, homologação, negociação, construção de contratos e análise de gastos para definir e garantir fornecedores confiáveis para uma empresa, bem como os insumos que precisa. 

Muitas vezes, esse processo pode ser feito com a ajuda da tecnologia, por meio de plataformas como o e-Procurement da Nimbi. São sistemas assim que vão otimizar certas etapas e assegurar segurança ao processo a partir de softwares de ponta, relatórios de risco e automatizações de atividades manuais. 

Cada módulo da Nimbi, por exemplo, atende determinada necessidade sua e  se adapta ao sistema de ERP que a empresa já possui, evitando acabar com processos que já dão certo e fugindo de novos treinamentos. 

Existem 4 etapas essenciais do sourcing que serão otimizadas.

 

  • Coleta de dados e análise de gastos

Uma boa estratégia de compras começa com informações e custos. Para definir o melhor parceiro, é preciso ter segurança e, para isso, o módulo Certifica da Nimbi pode ajudar. 

Com ele, é possível fazer uma verificação de documentos públicos do possível fornecedor e ter uma homologação simples e auditável com todo um histórico salvo na plataforma, garantindo uma redução de riscos de não conformidades relacionadas a cadastro e de fornecimentos como rupturas, danos à reputação e falhas. 

Além disso, o negócio consegue reduzir o tempo e esforço envolvidos na certificação e gestão de fornecedores em até 80%, o que significa que seus gastos também ficam mais controlados e definidos, sem grandes surpresa.

 

  • Descoberta de fornecedores e RFx

Por meio de uma rede de sourcing, conseguir fornecedores fica mais fácil. Uma plataforma de e-Procurement como a Nimbi permite que sejam abertas cotações com RFQs públicas e até mesmo criados leilões reversos para que sua equipe possa avaliar propostas de possíveis parceiros e entender suas condições com mapas comparativos, observando preços e prazos. 

 

  • Negociações e contratação

Ferramentas automatizadas foram criadas para acelerar fluxos de trabalho. Por isso, ao invés daquela troca de emails cansativa que costuma ocorrer, essas tecnologias criam uma redução considerável de até 80% no tempo gasto no processo de negociação. Além disso, o módulo Negocia da Nimbi garante uma diminuição de até 15% dos custos de aquisição exatamente por sua rapidez na estratégia de compras

Por lá, você consegue convidar fornecedores rapidamente num processo de cotação e tem a apresentação de resultados por meio de dashboards claros e diretos, além de outros benefícios no e-Procurement que permitem um processo mais prático de sourcing e contratação.

 

  • Implementação e otimização

Com um sourcing digitalizado, online e em nuvem, as empresas podem criar ciclos de feedback mais rápidos, permitir compliance com diferentes níveis de aprovação entre a equipe, avaliar constantemente a entrega dos fornecedores e fazer isso tudo mais rapidamente de qualquer lugar, padronizando e cultivando procedimentos de qualidade.  

Sourcing pode ser um processo com seus desafios, mas parceiros tecnológicos como a Nimbi surgiram exatamente para facilitar essas tarefas e permitir que o dia a dia do comprador fique mais leve e tático. Afinal, só assim a estratégia de compras de uma empresa pode se consolidar e crescer competitiva no mercado. 

Quer saber mais como o sourcing estratégico e a Nimbi podem ajudar? Leia nossos outros artigos

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