Tecnologia organizacional: entenda como escolher a mais adequada é importante.

Foto de dois empresários conversando sobre a importância da tecnologia organizacional na empresa.

Tecnologia é uma ótima parceria para a gestão de compras, mas é preciso filtrar o que é realmente necessário.

Na maioria das vezes, a área de TI costuma ser vista como reativa, certo? Ao oferecer suporte aos sistemas e resolver problemas quando eles aparecem, poucas empresas pensam na tecnologia de softwares e hardwares como uma aliada estratégica do negócio. No entanto, saber integrar esse setor com o resto da gestão pode ser um grande diferencial competitivo no mercado atual. 

 

Enquanto no setor varejista a área de TI costuma ser usada na automação e controle de vendas e pedidos, em outros, a tecnologia pode se traduzir em computadores avançados e aplicativos de edição de texto e planilhas. No entanto, quando falamos do supply chain, ela ganha ainda mais robustez com os chamados softwares de compras.

 

Nesse tipo de plataforma, é possível realizar a gestão de compras de todo o processo: da homologação de fornecedores até a visão geral e administração dos pagamentos. E, para entender qual é a tecnologia mais adequada nessas horas, é interessante se perguntar quais itens são realmente necessários para a realidade da sua empresa e, assim, entender como irão contribuir para a lucratividade dela.

 

No e-Procurement da Nimbi, por exemplo, a automatização de processos de compras feita pode ser contratada em módulos flexíveis, o que significa que é possível  criar um plano apenas com as etapas que fazem sentido no cotidiano daquela empresa no momento.

 

Digamos que a maior dor da sua empresa atualmente é automatizar etapas da homologação de fornecedores. Para isso, pode contratar apenas o módulo Certifica da Nimbi. No entanto, caso também queira controlar as cotações e propostas, o módulo Negocia pode ser incluído. Conforme a evolução e adaptação da empresa a cada passo da tecnologia, a plataforma se adequa à demanda real.

 

Quais são as vantagens de uma plataforma de gestão de compras?

 

A automatização de processos de compras dessa forma pode trazer muitas vantagens para um negócio, como:

Implementação prática

Além de ter uma integração gratuita, a Nimbi usa APIs já desenhadas para integrar com qualquer ERP, o que torna a transição mais suave e rápida com a segurança necessária de quem sabe como funciona a tecnologia.

 

Todo o processo de implantação conta com suporte da equipe Nimbi, em todas as etapas do projeto, incluindo treinamentos e operação assistidas para os clientes. Assim você terá a tranquilidade em saber que não está sozinho durante o seu projeto conosco.

 

Agilidade e estratégia

A automação padroniza o desenvolvimento de diversas operações e permite agilidade na sua gestão de compras, desde a gestão de fornecedores até o controle de pagamento de notas fiscais. Tudo fica registrado na plataforma, garantindo compliance com as melhores práticas de mercado e agilidade no seu processo. Assim, sem perder tempo com tarefas mecânicas e repetitivas, essa tecnologia ajuda equipes a se dedicarem a atividades de valor tático para o negócio. 

 

Além disso, é possível criar analytics de performance da operação e dos profissionais, e ter maior contato com dados que podem trazer novos insights para o futuro do negócio. Um índice como o custo de comprar, por exemplo, pode ser facilmente reduzido em até 70% com a ajuda de um software de compras.

 

Mais savings e menos custos

Com a ajuda da tecnologia, é possível acompanhar a execução contratual de forma que não haja tantas surpresas como o fim de um produto ou compras emergenciais. Cria-se um maior planejamento, reposição de produtos e renovação de acordos, diminuindo, assim, gastos empresariais.

 

Além disso, um software de compras vai auxiliar você a comparar dados e opções, e até analisar propostas, economizando nas negociações e dando espaço para parcerias mais lucrativas de alto nível. Com o Nimbi Private, por exemplo, empresas têm um saving de, em média, 15%.

 

Segurança da informação

Com uma plataforma de gestão de compras como a Nimbi em suas mãos, você reduz o risco de vazamento de informações, assegura que tudo está nas normas da LGPD (Lei de Proteção de Dados), mitiga o risco de não conformidades e garante compliance das melhores práticas de acordo com sua política empresarial.

 

A verdade é que a área de tecnologia da informação pode se transformar em uma aliada estratégica que realmente entende as necessidades da sua empresa e absorve o trabalho bruto para sua equipe ter maior inovação e competitividade no mercado. 

Quer entender um pouco mais sobre como a Nimbi pode ajudar nisso? Leia outros artigos do blog e nos acompanhe nas redes sociais.

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