Pandemia, greves, aumentos no preço do diesel, valor do frete… não foram poucos os desafios envolvendo o setor de transportes. A indústria sente diretamente o impacto, uma vez que 60% das mercadorias do país são escoadas pelas rodovias. Claro que, mesmo antes da série de entraves iniciados em 2020, já vinha se pensando em formas de melhorar esse cenário. Porém é inegável que tudo isso acelerou os planos dos gestores de logística.
Conhecer algumas das estratégias de transportes implementadas por grandes indústrias ajudará você a entender o que pode dar certo no seu negócio. Por isso, elencamos aqui quatro soluções que foram adotadas e têm trazido bons resultados. Acompanhe.
Talvez sua empresa já atue no modelo 1PL ou 2PL. No primeiro caso, o embarcador tem frota própria e não envolve nenhuma outra empresa na sua logística. No segundo, existe uma parceria, mas de forma superficial, apenas como apoio. A partir de 2020, muitos deram um passo além e migraram para o terceiro nível.
O 3PL é um dos cinco níveis do Party Logistics e refere-se à terceirização total dos transportes. Para os embarcadores, essa é uma ótima pedida, uma vez que propõe reduzir drasticamente a frota própria. Como consequência, claro, há a redução dos custos com os veículos. Mas outra vantagem é que muitas responsabilidades passam a ser compartilhadas com a transportadora contratada. Assim, o setor de logística da indústria passa a se dedicar ao gerenciamento desses parceiros, não mais da frota.
Confira um artigo completo sobre o assunto: O que é 3PL e quais as vantagens deste modelo logístico
A maneira como um produto é embalado impacta na otimização do transporte. Dessa forma, padronizar essa parte é a melhor forma de poder aproveitar o espaço dos caminhões. Mas não apenas isso: as embalagens corretas permitem que as mercadorias sejam armazenadas por mais tempo e ainda ajudam a minimizar as devoluções por conta de avarias.
Por esse motivo, compras e logística devem estar alinhadas para que as necessidades do transporte sejam supridas. Ter uma estratégia de packaging bem definida é essencial para poder driblar alguns dos problemas mais comuns nos transportes, a exemplo do retorno de mercadorias para o armazém interno.
Confira algumas boas práticas na hora de planejar a compra de embalagens
Como estamos falando das estratégias adotadas por grandes indústrias, você pode até pensar que esse tópico só se aplica a elas, que têm como investir um bom dinheiro nessas inovações. Mas mesmo os players mais expressivos, até pouco tempo atrás, ainda engatinhavam quando o assunto era tecnologia para a logística. Então, a necessidade de mudança bateu à porta e todos precisaram se adequar.
Atualmente, já são muitas as plataformas que auxiliam os embarcadores a fazerem a gestão do transporte de mercadorias em tempo real. E, diferentemente do que se pode pensar, elas não demandam um enorme aporte financeiro. Muitas, inclusive, são soluções SaaS (Software as a Service). Sendo assim, operam em nuvem e o pagamento é feito por meio de mensalidades, sem cláusula de fidelidade.
A tecnologia citada no tópico anterior também ajudará na hora de revisar a malha logística. Isso porque, além de repensar as rotas, exige um olhar atento para a cadeia por completo. Ou seja, tudo aquilo que acontece desde a produção até a estocagem e distribuição.
Para isso, é necessário mapear toda a rede logística atual, levantar novas opções tanto de fornecedores quanto logísticas. Porém esse não é um trabalho que deve ser feito apenas uma vez. É essencial que o monitoramento do desempenho seja constante a fim de encontrar novos gargalos e corrigi-los logo que detectados. Sendo assim, para quem quer gastar menos com transportes, essa ação deve ser prioridade.
Leia também: Revisão da malha logística: entenda sua importância na obtenção de saving
Todas as estratégias que trouxemos neste artigo, embora sejam cases em grandes indústrias, podem ser aplicadas a negócios de todos os portes. E quanto antes forem implementadas, melhor. O cenário dos transportes nunca esteve tão desafiador e competitivo, portanto sai na frente quem revê suas estratégias e as coloca em prática antes.
Continue acompanhando o nosso blog para mais notícias e insights importantes para embarcadores e transportadores!