Transporta: gestão do transporte de mercadorias em tempo real

Transporta Transporte de mercadorias

Aqui no blog, a Logística 4.0 é um assunto recorrente. Já falamos sobre os desafios, importância do monitoramento de cargas e, também, os problemas que a falta de um sistema de gestão de entregas pode trazer. De fato, o transporte de mercadorias é um tema complexo e que abrange uma série de questões. Mas, agora, embarcadores de todo o país têm a tecnologia a seu favor, reduzindo os trabalhos operacionais e ajudando os gestores a atuarem de modo muito mais estratégico.

O Transporta é um bom exemplo de sistema TMS que cumpre essas funções. Com ele, é possível unificar todo o processo logístico, desde a criação do pedido até a confirmação de entrega feita pelo cliente. Essa centralização se torna ainda mais importante quando levamos em conta que muitas empresas realizam grande parte desse trabalho de forma manual. A solução da Nimbi visa a, justamente, eliminar os controles individuais e, também, a necessidade de mais de um sistema para fazer a gestão do transporte de mercadorias.

Neste artigo, você conhecerá melhor o Transporta e verá como ele pode ser o que faltava para que a gestão de transportes da sua empresa dê um salto em eficiência! Acompanhe.

Por que centralizar a gestão do transporte de mercadorias com o Transporta

O ponto de partida para o desenvolvimento do Transporta foi o entendimento que os embarcadores cuidam de um ecossistema complexo e não integrado. E, para fazer com que o processo transcorra, precisam utilizar, por vezes, 4 ou 5 ferramentas diferentes para a gestão da área logística.

Por isso, o foco da Nimbi foi oferecer um ambiente único, que mantivesse as informações centralizadas e de fácil acesso. Assim, o número de usuários que podem ser cadastrados é ilimitado, o que garante que toda a equipe envolvida no transporte de mercadorias trabalhe em sincronia. Com o Transporta torna-se possível cumprir as duas etapas que competem ao embarcador:

  • planejamento: criação de pedidos, entregas e viagens, bem como a oferta do frete às transportadoras parceiras;
  • controle: monitoramento, registro de ocorrências, visibilidade dos CTEs e confirmação de entrega.

Entretanto, para o Transporta, a gestão do transporte de mercadorias não acaba quando chega ao destinatário. Todos os dados gerados durante o processo ficam à disposição para análise. Com ele, é possível ter acesso a indicadores de performance que embasam as decisões e apontam gargalos que prejudicam a redução de custos e a competitividade.

A plataforma da Nimbi é integrada ao ERP que o embarcador já utiliza, com o objetivo automatizar a criação do pedido. Ou seja, assim que o sistema é nutrido com informações como Nota Fiscal, destino e itens, essas são compartilhadas com o Transporta, que já consegue dar início ao processo de forma autônoma. Inclusive, há a opção de iniciar essa etapa antes mesmo da ordem de venda estar liberada, basta isso ser autorizado pelo gestor.

Transporta: gestão do transporte em tempo real

No dia a dia do embarcador, diversos processos estão acontecendo simultaneamente, com diferentes cargas. Enquanto uma está sendo negociada com as transportadoras, outras exigem a emissão de documentos para serem despachadas, sem esquecer das que estão na estrada.

Dessa forma, não é de espantar que quem ainda cuida de tudo isso de maneira não integrada e, de certo modo, manual, tenha dificuldades em manter o controle logístico. Como você viu, o Transporta centraliza todas as operações em um só painel, que é atualizado em tempo real. Assim, faz a gestão integrada com informações de viagens, NFs, ocorrências e agendamentos, tudo em um dashboard interativo.

Porém, o monitoramento de cargas também é um diferencial importante! Com o Transporta, o embarcador consegue acompanhar, em tempo real, toda a movimentação do TAC responsável pela remessa. Assim, no caso de uma ocorrência que possa impactar no prazo de entrega acordado com o cliente, é possível agir rapidamente. Entretanto, vantagens como maior valor agregado, redução do lead time e economia são outras vantagens.

Ao realizar a gestão de transporte de mercadorias com o Transporta, o embarcador consegue alcançar uma redução de até 30% com os custos da operação logística. A plataforma opera em nuvem, ou seja, não há necessidade de instalação física e a implementação fica por conta da Nimbi. E, por ser uma solução SaaS (Software as a Service), o pagamento é feito por meio de mensalidades, sem cláusula de fidelidade.

Então, pronto para dar um salto de eficiência na sua gestão de transporte de mercadorias? Entre em contato com a Nimbi e converse com um de nossos consultores para mais detalhes.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin