Quais os benefícios das tecnologias de monitoramento de cargas?

Tecnologia de monitoramento

Contar com uma boa tecnologia de monitoramento traz muitos benefícios para o embarcador, além da tranquilidade de saber o que está acontecendo com a sua mercadoria. É claro que acompanhar o trajeto é importante, mas estamos falando de competitividade. Quanto mais informações o gestor tiver em mãos, mais dados para analisar e, consequentemente, maiores as chances de encontrar oportunidades de melhoria.

Isso porque saber o que está acontecendo com a carga, especialmente se for em tempo real, pode ser traduzido como um diferencial importante. Talvez, seu cliente final não perceba esse cuidado, mas os seus resultados, certamente, mostrarão como uma tecnologia de monitoramento faz diferença.

Neste artigo, você encontrará os principais benefícios de aderir às tecnologias de monitoramento e verá por que elas crescem tanto no mercado. Acompanhe e confira os detalhes.

Conheça os benefícios da tecnologia de monitoramento de cargas para os embarcadores

Até pouco tempo, apenas os grandes embarcadores tinham acesso a tecnologia de monitoramento em tempo real. Para os demais, o acompanhamento era feito por rastreamento, muito mais simples e que fornecia informações apenas de maneira pontual. Entretanto, as inovações trazidas pela Logística 4.0, agora possibilitam acessos aos dados gerados nas estradas a empresas de todos os portes.

A seguir, você confere alguns dos benefícios que a tecnologia de monitoramento de cargas pode levar para o seu negócio. Continue a leitura!

Valor agregado

Hoje, a eficiência logística deixou de ser um assunto que interessa apenas ao transportador e embarcador. Agora, o cliente final também a considera e, em muitos casos, pode ser a diferença entre o negócio fechado e a busca por outro fornecedor. Sendo assim, oferecer uma entrega rápida, a preço justo, dentro do prazo acordado e com garantia de integridade sobre a mercadoria já é considerado um diferencial competitivo.

A tecnologia de monitoramento vem para dar ao gestor a possibilidade de agir ao menor sinal de imprevistos. No caso de uma ocorrência na estrada que possa impactar o prazo de entrega, ao saber em tempo real, dá para avisar o cliente, por exemplo. Em casos mais graves, como no roubo ou extravio da carga, pode atuar para minimizar os danos junto aos compradores, já operacionalizando um novo envio.

Indicadores de desempenho

Para os transportadores, parece óbvio que acompanhar o desempenho dos TACs é essencial. Mas isso é importante, também, para o embarcador. Isso porque as informações da frota em viagem possibilita ao gestor colher informações que servirão como indicadores de performance dos parceiros. Com acesso fácil a esses dados por meio da tecnologia de monitoramento, fica mais claro saber como anda o desempenho dos motoristas, cumprimento de prazos, além de verificar agendamentos e documentos, por exemplo.

Um dos grandes benefícios atuais dos sistemas TMS que contam com monitoramento de ponto é a função analytics. Todas as ações são registradas e geram dados valiosos, que são visualizados em um dashboard único. Assim, ao eliminar muitas das tarefas operacionais e, também, fornecer relatórios, as plataformas são excelentes aliadas do aprimoramento da gestão e do saving para o negócio.

Redução do lead time

O lead time é o tempo que existe entre o pedido realizado e a entrega do produto. E para o cliente, quanto menor for esse intervalo, melhor. Com a tecnologia de monitoramento, o gestor conhece melhor as rotas e pode identificar pontos de melhoria na hora de planejar novas viagens.

Junto ao roteirizador, também presente nos TMS mais robustos, fornece opções que tornam as viagens mais eficazes e, claro, econômicas. Ter conhecimento de todos os processos que envolvem a carga após ser embarcada é uma forma de tornar a gestão da logística estratégica e adequada ao cenário 4.0.

Identificação de gargalos e ecoonomia

Essa é uma palavra que tem se tornado central independente da área da empresa. Agora, todos são responsáveis pelo saving! E não é para menos: a cada chance de economia deve ser explorada, visto que instabilidades no mercado têm impacto direto no negócio. E, na área de logística, existem muitos pontos que podem ser otimizados para que esse objetivo seja alcançado.

Mais uma vez, apenas com o suporte de uma tecnologia de monitoramento é possível identificar esses gargalos. O motivo é simples: dentre todas as tarefas envolvidas ao despachar uma carga, o acompanhamento da estrada, coleta e análise de dados acabam ficando de lado. Com a inserção das inovações, hoje disponíveis para os embarcadores, isso é feito de forma automática. Ainda, ao centralizar o processo em uma única ferramenta e com acesso a um dashboard interativo, o gestor pode explorar as informações usá-las como base para a tomada de decisão.

Atualmente, os embarcadores de todos os portes já podem contar com tecnologias de monitoramento sem custo de adesão ou cancelamento. Além disso, possibilitam toda a gestão da logística em uma só ferramenta, com coleta de dados em tempo real e análise de métricas importantes para o negócio. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin