Segundo a consultoria Forrester Research, 74% dos fabricantes dos Estados Unidos já fazem mais da metade das buscas por fornecedores e produtos na internet, o que corrobora com o que acontece no Brasil: 56% revelam esperar fazer mais da metade de suas compras corporativas online também. Por isso, não é nenhuma surpresa que o marketplace B2B esteja crescendo cada vez mais.
Essa solução é similar a e-commerces como Amazon ou Mercado Livre, a diferença é que ao invés de ser entre uma pessoa física e um negócio, a transação é entre empresas para comprar todo tipo de produtos, desde insumos para fabricação de algo até materiais de escritório e brindes para colaboradores.
Imagine que é uma universidade e precisa comprar itens de papelaria para abastecer seus estoques. Normalmente, você teria que pesquisar diversos fornecedores e entrar em contato com cada um para avaliar preços, condições de pagamento e prazos de entrega, certo? Além disso, idealmente, teria que pesquisar indicações e clientes antigos desses possíveis parceiros para avaliar se são confiáveis e se não haverá quebra de contrato. No entanto, a falta de tempo e recursos acaba atrapalhando.
Felizmente, hoje, você encontra marketplaces B2B como o da Nimbi, o Nimbi Private. Por ser uma solução online que já tem um compilado de fornecedores seguros e homologados a partir de sua reputação na plataforma, fica bem mais fácil de comprar o material que precisa. Ao entrar no site, você tem acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados e pode usar filtros para definir as condições e categorias que deseja para comparar e analisar esses parceiros sem ter o trabalho anterior de reunir todas essas informações.
Todo time de compras tem formas de avaliar sua produtividade. Então, quando se fala em custo de comprar, esse índice mostra se o valor gerado pelo comprador ao fazer seu trabalho é maior que o custo que ele traz para o negócio. Assim, se esse custo-benefício não valer a pena, pode-se tomar alguma ação para melhorar essa estatística como contratar um marketplace B2B.
Ao fazer isso, o colaborador pode ganhar um propósito mais estratégico. Afinal, seu trabalho mais operacional de pesquisa, homologação e gestão de fornecedores, por exemplo, fica sob responsabilidade da plataforma de marketplace B2B, deixando-o livre para analisar os dados obtidos e criar estratégias que realmente impactam o futuro do negócio.
Por isso, o uso de um bom marketplace B2B como o Nimbi Private está diretamente ligado a redução dos custos de comprar e diversos outros índices que garantem que o processo de compras de uma empresa seja mais eficiente, produtivo e estratégico para ter novas conquistas no seu setor, independentemente do segmento.
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