Toda empresa precisa comprar para poder vender, certo? Sejam matérias-primas, insumos, materiais de escritório ou qualquer outro produto ou serviço importante para ela poder focar no seu negócio. Sem isso, ela simplesmente não consegue funcionar de verdade, e é aí que entra o e-Procurement.
Para se manter competitiva, uma empresa tem que investir em processos novos para que setores fundamentais como a área de supply chain tenha o suporte necessário para funcionar da melhor forma possível.
Procurement é o processo de gerenciar e administrar o fluxo de mercadorias, serviços e fornecedores da cadeia de suprimentos para atender às necessidades da empresa, o que inclui desde a homologação de possíveis parceiros até o acompanhamento do pagamento e entrega desses produtos.
Um processo de aquisição bem-sucedido pode ajudar a reduzir custos, agilizar entregas, melhorar experiência de clientes e ampliar a eficiência do todo, afinal, uma boa gestão de compras acaba afetando os outros setores da empresa e, consequentemente, o ciclo inteiro de produção.
Quando falamos do e-Procurement, é uma evolução desse método de supply chain, pois o processo agora tem o apoio de tecnologias e ferramentas de ponta para tornar tudo ainda mais rápido e otimizado, automatizando o que antes eram tarefas muito manuais e cansativas.
Plataformas de compras como a Nimbi são um ótimo exemplo. Ela tem uma solução de e-Procurement que se divide em módulos flexíveis específicos para cada etapa do processo de compras, facilitando que empresas de todos os tamanhos consigam contratar uma tecnologia de qualidade que funcione exatamente para a etapa que precisam de maior ajuda.
A principal missão de qualquer time de compras é adquirir produtos e serviços com as melhores condições possíveis de preço, prazo e qualidade. Esses profissionais são ótimos em construir relações com parceiros, identificar necessidades e negociar termos vantajosos para todos, o que os deixa em uma posição única para liderar a mudança na empresa. Eles são a ponta inicial de um processo essencial para a empresa começar sua cadeia produtiva de maneira centrada, criando valor para o negócio.
Essas equipes podem atingir novos patamares ao unir essas habilidades de relacionamento e análise com tarefas manuais automatizadas por plataformas de e-Procurement para tornar a empresa cada vez mais competitiva e com menos falhas.
No e-Procurement da Nimbi, por exemplo, além da área de compras ter acesso a relatórios de risco para utilizar fornecedores mais confiáveis, a empresa conta com dados e históricos das transações que contribuem com insights para ganhar profundidade em seus planejamentos futuros com base em informações em tempo real.
Como pode ver, inovar é importante para qualquer empresa alcançar seus objetivos e, assim, ter sucesso. De nada adianta ficar parado esperando soluções a partir dos métodos de sempre. É preciso encontrar, na tecnologia, formas mais ágeis e práticas de resolver problemas e, assim, ganhar foco.
Se quiser conhecer ainda mais sobre a Nimbi, leia outros artigos ou entre em contato conosco. Acesse também nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkdIN e Youtube.