Hoje em dia, cerca de 80% das empresas de capital fechado do Brasil têm um profissional dedicado para tratar do compliance (IBGC, 2021), seja exclusivamente ou não. Na mesma pesquisa, foi identificado que a maior preocupação desses negócios é a gestão de terceiros, ou seja, fornecedores, clientes e parceiros.
A verdade é que, quanto mais se fala de LGPD e ESG, mais as empresas precisam ficar de olho na maneira como elas e seus parceiros se portam na sociedade em relação à legalidade e ética. Não apenas o mercado tem intensificado suas cobranças, mas também estar em conformidade com esses critérios assegura que as empresas minimizem riscos, atraiam investidores e alcancem negócios com maior segurança, e até mesmo lucros de forma indireta.
Na gestão de compras, isso é visto de maneira muito clara. Afinal, ser ativo nos pilares do ESG (Ambiental, Social e de Governança) envolve exatamente a relação com terceiros que tanto preocupa as empresas de capital fechado na pesquisa supracitada, o que significa ter formas claras e estratégicas para implementação de seguranças que assegurem esse compliance interna e externamente.
Ter e manter um programa de compliance é fundamental para garantir vantagens competitivas para uma empresa, já que a fortalece no mercado e potencializa sua credibilidade, especialmente se quiser se expandir internacionalmente. Por isso, separamos algumas dicas que negócios de todos os segmentos podem seguir:
Manter o compliance em uma empresa, independente do tamanho e setor, nem sempre é fácil. Muitos negócios escolhem ter ao seu lado plataformas e softwares que ajudem na gestão de compras de maneira que garantam a conformidade de todas essas regras. Na Nimbi, por exemplo, existem algumas vantagens nesse aspecto:
Em conjunto com parceiros como Exato Digital e ICTS, a plataforma da Nimbi permite que empresas possam pedir relatórios de riscos de fornecedores com análises Cadastral, Fiscal, Jurídica, Reputacional, Financeira, Trabalhista, Criminal e Restritiva.
Ao utilizar a plataforma de e-procurement da Nimbi, você pode assegurar a segurança e crescimento da empresa ao ter acesso a consultas públicas e fazer checagens sobre o possível parceiro antes de sequer pedir cotações.
A plataforma não só fomenta fornecedores qualificados a partir de históricos positivos como reduz o risco de não-conformidades, de fornecimento, de rupturas de contrato e de responsabilidade solidária, filtrando-os a partir das políticas internas da sua empresa.
Com o registro de todas as ações dos requisitantes, compradores e aprovadores, e um histórico de toda a gestão de compras, o sistema assegura um rastreamento seguro e auditabilidade de todas as tarefas do supply chain da empresa.
Ao contratar a Nimbi, estar em compliance com a Lei de Proteção de Dados e evitar o vazamento de informações de clientes e parceiros fica bem mais fácil, já que todo o sistema já foi criado pensando nisso.
De maneira simples e objetiva, ter uma plataforma de gestão de compras em mãos pode ajudar no crescimento da empresa e ainda facilitar a implementação de seguranças com a praticidade que apenas uma tecnologia de ponta consegue.
Quer conhecer ainda melhor as soluções da Nimbi de marketplace B2B e e-Procurement? Acesse os links ou entre em contato.