Um dos principais objetivos do Nimbi Private é levar agilidade para a área de suprimentos de negócios de todos os portes. Isso porque o conceito de Compras 4.0 colocou a eficiência como sinônimo de competitividade e, claro, de economia. Um dos grandes gargalos desse departamento, certamente, está na compra de indiretos. Por não terem valor agregado e nem influenciarem na atividade final, perder tempo com essas negociações pode custar caro.
Entretanto, essa dificuldade está presente na maioria das empresas. A cada nova requisição, cabe à área de suprimentos se envolver nas cotações e, muitas vezes, arcar com retrabalhos por conta das especificações técnicas incompletas. Se a sua equipe ainda vive essa realidade, continue lendo este artigo. Nele você verá como a compra de indiretos pode ser automatizada, levando agilidade e eficiência para o dia a dia dos profissionais. Acompanhe!
O Nimbi Private é uma solução gratuita e hospedada em nuvem. Foi desenvolvida para que a sua equipe de suprimentos adquira os insumos que o seu negócio precisa de forma simples e eficiente. Assim, permite que o time foque em atividades realmente estratégicas. Ao contar com o marketplace, o ganho de produtividade fica em torno de 30%, enquanto o ciclo de compra apresenta uma redução de até 40%.
A solução desenvolvida pela Nimbi opera por meio do modelo SaaS (Software as a Service). Isso quer dizer que ela não precisa ser instalada em um computador dentro da empresa. E esse detalhe é responsável por muito do ganho de eficiência, uma vez que diferentes acessos podem ser concedidos para permitir que vários colaboradores trabalhem ao mesmo tempo. Funcionar em nuvem traz outras vantagens, entre elas permitir uma redução significativa na implementação e o modelo de cobrança se dá por meio de mensalidades.
A plataforma proporciona um ambiente seguro e capaz de automatizar 70% do processo de compra de indiretos. No marketplace corporativo, a equipe tem acesso a mais de 100mil itens, de diferentes categorias. Para conseguir oferecer essa variedade, o cadastro de produtos, negociação dos preços e a seleção dos fornecedores são de responsabilidade da Nimbi.
Em qualquer empresa, a compra de indiretos leva sobrecarga para a equipe de suprimentos. Porém, em grandes negócios, especialmente naqueles que contam com mais de uma unidade, esse problema fica ainda maior. Afinal, a centralização das aquisições tem aspectos positivos, mas, também, pode gerar um lead time maior.
Em um dos clientes da Nimbi, acontecia exatamente isso. Por ter mais de um escritório, o volume de compra de indiretos era grande e demandava muito esforço operacional dos profissionais. Dessa forma, o Nimbi Private se mostrou uma boa solução: com ele, as unidades ganharam autonomiapara as compras ― de valor máximo preestabelecido ― de materiais de escritório e de laboratório.
Agora, ao receber uma requisição referente a esses itens, basta que o responsável pela unidade acesse a plataforma, selecione os itens, o endereço de entrega e feche a compra. Aqui, vale ressaltar que é possível gerar diversos pedidos de uma única vez e que toda a transação ocorre de maneira transparente, sempre com destaque na apresentação dos preços com impostos e do frete (quando este for aplicável).
Dessa forma, a agilidade conquistada na hora da aquisição de indiretos se mostrou de várias maneiras:
Por conta da eficiência conquistada nos processos de compras, a empresa tem planos de expandir a utilização do Nimbi Private, com todos os itens de alta recorrência, incluindo serviços de TI e catálogos de ferramentas e instrumentos.
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