Gestão de compras: entenda como sua equipe pode otimizar o fechamento anual da empresa.

Gestão de compras moderna e ágil faz toda a diferença na hora do resumo financeiro anual de um negócio.

 

Fim de ano chegando significa mais do que pisca-pisca e músicas de Natal, certo? Cabe a cada empresa e setor fazer um fechamento das contas anuais e trimestrais para entenderem se o faturamento foi bom, se aproveitaram as oportunidades e, ainda, se os processos estão funcionando. É a partir desses pilares que a gestão de compras precisa se aprofundar minuciosamente nos números e dados para fazer relatórios assertivos, completos e analisar cada item.

 

A importância desse processo exige cautela e conhecimento, pensando em como esse método deve ser refinado e compreendido por cada um do time mesmo sem ser da área financeira. Afinal, o fechamento contábil é mais do que esse compilado de dados e informações que se acumulam uma vez ao ano; ele é construído ao longo dos meses e facilitado por meio de ferramentas e procedimentos no processo de compra diário como o e-Procurement

 

Como você pode facilitar o fechamento anual?

Fique atento(a) à escrituração contábil

É importante se precaver e manter as documentações financeiras atualizadas diariamente, assim, quando precisar delas no final do ano, elas estarão prontas para o compilado. Evite hábitos na gestão de compras como irregularidades em debitar e creditar, anotar todos os saldos de ativos e despesas, e ficar de olho em passivos, receitas e valores dos credores.

Organize os saldos e arquive tudo

Não existe nada pior do que tentar levantar informações para análise e não obter sucesso, certo? Muito menos perceber que os arquivos se perderam ao longo do tempo. Para que isso não aconteça, ter um histórico das negociações e conseguir acessar dados com facilidade é fundamental para evitar estimativas errôneas que afetem o desenvolvimento futuro de uma empresa, por isso mantenha seus saldos organizados e arquive os documentos do ano em pastas nomeadas. 

Faça parcerias estratégicas

Tenha soluções inovadoras e parcerias táticas, com automação e ferramentas tecnológicas, que vão auxiliar você a fazer uma boa gestão de compras e finanças através da visibilidade dos dados, e que também te ofereçam relatórios prontos, como o e-Procurement da Nimbi. 

Antecipação é a chave

Comece o processo de fechamento com antecedência, identificando e antecipando possíveis obstáculos. Isso proporciona tempo para correções e ajustes necessários. Não deixe para organizar e centralizar documentos importantes, como contratos, faturas e pedidos de compra de última hora! Com tudo pronto no momento certo, você agiliza a localização de informações cruciais durante o fechamento.

Comunicação transparente

Mantenha uma comunicação transparente entre as equipes envolvidas no fechamento. Compartilhe metas, prazos e desafios para promover uma colaboração eficiente no processo de compras.

Revisão rigorosa

Realize uma revisão rigorosa de todos os processos de compras, identificando possíveis discrepâncias e garantindo a precisão dos registros contábeis.

 

Como a Nimbi pode facilitar o fechamento anual?

 

A plataforma avançada de e-Procurement da Nimbi oferece recursos essenciais para otimizar o fechamento anual e seu processo de compras como um todo, como por exemplo: 

 

Automatização de Processos

Nossos recursos de e-Procurement automatizam tarefas cruciais, desde a geração de pedidos até a reconciliação de faturas, reduzindo significativamente o tempo dedicado a processos manuais. Dividida em módulos, a plataforma se molda às necessidades da empresa, seja focar em homologação com o Certifica+ ou análise de dados com o Analytics.

Visibilidade total

Proporcionamos uma visão abrangente do ciclo de compras, permitindo uma análise detalhada. Isso facilita a identificação de áreas de melhoria, economias potenciais e garante conformidade contábil. Com o módulo Paga, por exemplo, o e-Procurement da Nimbi ajuda a empresa a ter uma visibilidade de todas as notas fiscais em um só lugar e deixa o fornecedor atualizado dos status de pagamento, garantindo um bom relacionamento com o parceiro.

Controle de gastos

O e-Procurement da Nimbi oferece ferramentas para manter o spend sob controle na sua gestão de compras, auxiliando na renegociação de contratos estratégicos e garantindo uma gestão financeira mais eficiente. Com o Analytics, sua empresa consegue obter dados de maneira organizada, lidar melhor com dados em excesso e, assim, receber relatórios completos rapidamente.

Relatórios precisos e padronizados

Nossas ferramentas analíticas geram relatórios precisos e padronizados, proporcionando informações claras e acessíveis para apoiar a tomada de decisões durante o fechamento anual do processo de compras. No Certifica+, inclusive, a Nimbi permite que faça relatórios de risco completos de aspectos legais, reputacionais e muitos outros para auxiliar na homologação de fornecedores, evitando quebras de contrato e trazendo maior segurança para o seu processo.

Colaboração facilitada

Facilitamos a colaboração entre equipes, permitindo uma comunicação eficiente e transparente que gera bons resultados e otimiza negociações durante todo o ano, o que facilita o fechamento trimestral e anual com informações concisas e integradas, já que o e-Procurement da Nimbi permite diferentes acessos por cada membro da equipe e deixa claro seus papéis, guiando-os em cada etapa.

 

Em resumo, ao adotar o e-Procurement da Nimbi, sua empresa estará melhor equipada para enfrentar os desafios do fechamento anual, garantindo uma transição suave para o novo ano fiscal. Transforme a gestão de compras e simplifique seu fechamento anual com a Nimbi acessando nosso site aqui

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin