Gestão de compras: Entenda os principais desafios do setor e como resolvê-los.

Gestão de compras

Gestão de compras é uma área importante que pode ampliar seu potencial com a ajuda da tecnologia.

 

Custo e benefício, compliance e facilidades, qualidade e prazos, estoques e produção… Pode-se dizer que a gestão de compras é definida pelo equilíbrio. Encontrar uma forma de balancear cada um desses itens se torna um dos pilares da profissão para garantir que a base do supply chain seja sólida e estratégica. 

 

Afinal, sabemos como é importante entender as necessidades da empresa, avaliar suas políticas internas e encontrar ferramentas que tornem esse trabalho mais prático e rápido, especialmente no mercado competitivo em que vivemos. Dessa forma, identificar os desafios dessa atividade e descobrir soluções para resolvê-los.

 

Quais são os principais desafios do setor de compras?

  • Encontrar bons fornecedores

Ter um parceiro de verdade nem sempre é fácil. É preciso selecionar alguém confiável e que tenha uma boa reputação, avaliar qualidade dos produtos, que esteja de acordo com as políticas internas e compliance, e obter a confiança que vai entregar no prazo com o melhor preço possível. Por isso, a etapa de homologação é fundamental para encontrar esse fornecedor ideal. 

 

Com uma plataforma de gestão de compras, é possível agilizar esse processo. De maneira fácil, você consegue filtrar e ter acessar fornecedores que sigam as regras necessárias em um sistema simples de usar, obter relatórios de riscos completos (com análises reputacionais, jurídicas, fiscais, criminais, entre outros) e fazer pesquisas públicas que identifiquem qualquer discrepância.

 

Plataformas como a Nimbi fomentam fornecedores já homologados e qualificados com histórico positivo de atendimento, agilizando ainda mais esse processo, já que qualquer empresa que entrar já terá maior segurança em suas transações. 

 

  • Ter boas estratégias de negociação

Quando o assunto é compra, saber negociar é essencial. Dessa forma, entender valores, prazos, quantidades, e condições de pagamento e entrega são o que torna o comprador um bom negociador. 

Uma boa forma de gerar economias de até 13% da negociação de materiais é por meio de leilões reversos no seu processo de compras, e uma plataforma de supply chain pode ser perfeita para solucionar esse desafio. Na Nimbi, o comprador evita gastos com reuniões, convites e leiloeiros, e os fornecedores conseguem mandar uma oferta facilmente pelo sistema, o que torna o processo todo muito mais dinâmico e ainda garante compliance e segurança de dados diante da LGPD.

 

  • Garantir quantidade adequadas

Acompanhar o fluxo de materiais necessários no estoque para a empresa funcionar e produzir exige um cuidado enorme e detalhismo. Comprar demais pode gerar custos desnecessários, assim como errar na quantidade para menos pode criar um custo emergencial de aquisição maior do que deveria. É preciso compreender o histórico e flutuações do negócio para, assim, obter custos adequados na gestão de compras.

 

Com a ajuda da Nimbi, é possível garantir um estoque melhor, acompanhando a execução contratual e o histórico de pedidos e cotações, de forma que as aquisições podem ser feitas com antecedência, evitando os custos como falamos. Cria-se um maior planejamento de compras, de reposição de produtos e renovação de contratos, diminuindo, assim, gastos empresariais.

 

  • Obter o melhor custo-benefício

O que define um produto caro e barato? Apesar do que muitos imaginam, isso vai muito além do valor na etiqueta, pois de nada adianta conseguir um bom desconto em um item se ele vai atrasar sua produção ou diminuir a qualidade do seu produto final. 

 

Definir o custo-benefício envolve qualidade, durabilidade, tecnologia, prazos e até condições de pagamentos e, para ter confiança na entrega de todos esses quesitos, é importante ter formas de garantir que o fornecedor seja confiável. 

 

Com uma plataforma de supply chain como a Nimbi, você encontra soluções que vão permitir um monitoramento em tempo real do fornecimento e visibilidade de preços e lead time de fácil acesso, identificando problemas em tempo hábil com notificações e automação de fluxos, além, claro, de ter uma homologação simples e auditável desse possível parceiro desde o início. 

 

  • Transformar relações em parcerias reais

Ser comprador é muito mais do que ter boas negociações e garantir bons produtos, certo? Exercer uma boa gestão de compras exige construir relacionamentos também. Afinal, com confiança e compreensão dos dois lados, você pode conseguir materiais com custos menores, agilidade no atendimento, flexibilidade nos pagamentos e prazos de entrega melhores, além de ter um parceiro estratégico na hora de tomar decisões.

 

Uma ótima forma de permitir que suas equipes foquem nesse tipo de desafio usando realmente todo tempo e habilidade que tiverem é exatamente investir em uma plataforma de gestão de compras, já que ela costuma otimizar o trabalho a ponto de acabar com a sobrecarga que muitos profissionais experienciam com tarefas repetitivas e manuais. Sem esse tipo de desgaste, é possível que eles tenham mais margem para cultivarem essas parcerias e serem mais táticos em suas decisões.

 

O setor de compras pode ter seus desafios, mas, com a ajuda da tecnologia, muitas empresas têm experienciado uma otimização e agilidade única que só a inovação proporciona. Assim, essas dificuldades já podem ser mais facilmente ultrapassadas para esses negócios se tornarem cada vez mais competitivos. E a Nimbi pode ajudar com isso. 

Quer conhecer melhor esse mundo do supply chain e saber que riscos sua empresa pode estar correndo? Leia nossos artigos. Acesse também nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkdIN e Youtube.

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