Gestão de Compras: o profissional da área é a chave para a implementação de novas tecnologias no negócio.

Gestão de compras otimizada é sinônimo de uma união de ferramentas úteis e compradores sagazes.

 

Nos tempos atuais, em um mercado globalizado e altamente competitivo, o profissional de compras desempenha um papel vital nas operações das empresas. Ele é o responsável por encontrar os melhores fornecedores, negociar as melhores condições comerciais, garantir prazos de entrega adequados, obter condições de pagamento vantajosas e assegurar a qualidade dos materiais e serviços adquiridos na gestão de compras

 

Essas são as premissas básicas para uma boa contratação, mas, mais do que nunca, esse profissional é também a chave para a implementação bem-sucedida de novas tecnologias como o e-Procurement no negócio.

 

Afinal, a utilização de ferramentas especializadas e inovadoras tornou-se fundamental para a operacionalização eficaz das tarefas do comprador. Antes, tínhamos o luxo de dedicar tempo para estudar as necessidades, buscar preços no mercado e conduzir negociações detalhadas. Hoje, muitas vezes, dispomos de apenas alguns dias, se não horas, para tomar decisões em compras “SPOT”. Fica claro que, sem a adoção dessas tecnologias, atender a prazos cada vez mais apertados se torna uma tarefa quase impossível.

 

Tudo isso nos leva a questionar o motivo pelo qual muitas empresas ainda não perceberam a importância estratégica da gestão de compras, já que o investimento em treinamentos muitas vezes é negligenciado, e as metodologias avançadas, como o strategic sourcing, não são amplamente adotadas, resultando em desperdício de recursos financeiros.

 

Diante dessa realidade, é crucial que gestores reconheçam a necessidade de modernizar e fortalecer este setor. A boa notícia é que, ao optar por implantar plataformas eletrônicas e soluções tecnológicas avançadas, pode-se colher muitas vantagens.

 

Quais são os benefícios dessas tecnologias?

 

Redução do Tempo de Cotação 

Plataformas digitais de gestão de compras agilizam o processo de cotação com fornecedores, impactando diretamente no lead time de compras. Isso é vital em um ambiente de negócios em constante mudança.

 

Compliance Processual

As soluções tecnológicas como o e-Procurement da Nimbi garantem a igualdade de concorrência e transparência, atendendo aos requisitos fundamentais para auditorias e conformidade regulatória.

 

Eficiência Operacional

A automação de tarefas burocráticas reduz o desperdício de tempo e recursos em atividades operacionais, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas estratégicas da gestão de compras.

 

Comunidades de Fornecedores

A tecnologia possibilita a participação em comunidades de fornecedores, expandindo as opções de escolha e promovendo a colaboração. Em um marketplace B2B como o Nimbi Private, por exemplo, chegar até esses parceiros com histórico positivo fica bem mais fácil.

 

Novas Oportunidades Comerciais

Por meio de funcionalidades como “leilão reverso” e “catálogos”, as empresas podem identificar oportunidades comerciais de strategic sourcing que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.

 

Nesse cenário, a figura do profissional de compras se destaca como a ponte entre a tecnologia e o sucesso do negócio. Ele deve abraçar a mudança, buscar constante capacitação e estar disposto a liderar a transformação digital na gestão de compras. Afinal, é por meio de sua expertise que as empresas podem desbloquear o potencial máximo das soluções tecnológicas, tornando-se mais ágeis, eficientes e competitivas.

 

Quer conhecer mais sobre esse mundo do e-Procurement, marketplace B2B e soluções de compras? Leia outros artigos do nosso blog.  

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin