A inteligência digital em compras e os rumos do supply chain são assuntos constantes aqui no blog. E não é para menos! Com consumidores (tanto B2B quanto B2C) mais informados, conscientes e questões de compliance cada vez mais em voga, as inovações têm sido uma grande aliada na busca pela conformidade e agilidade exigidas pelo mundo 4.0. E mais: as tecnologias para e-procurement ajudam os gestores a acompanhar a área de perto, manter a gestão de fornecedores e contratos em dia e tomar as decisões mais assertivas.
No artigo de hoje, você verá um case onde tudo isso foi alcançado. Nele, falaremos sobre a parceria entre Nimbi e a PETRONAS Lubricants Internacional e como a nossa plataforma ajudou uma grande indústria a fazer parte da inteligência digital em compras. Acompanhe.
Em qualquer empresa, a área de suprimentos tem papel vital. Seja em garantir o recebimento de matérias-primas importantes ou em manter as compras recorrentes em dia, esse departamento está envolvido, diretamente, em todas as aquisições. Mas, em uma grande indústria, a demanda, claro, é maior e isso exige ainda mais da equipe.
Automatizar parte do trabalho operacional é uma forma de fazer com que esses profissionais se dediquem a questões mais estratégicas. Afinal, em um negócio como o da PETRONAS, as aquisições de óleos básicos e aditivos têm um valor agregado infinitamente maior que canetas ou papel sulfite. Dessa forma, nada mais natural que os colaboradores dediquem mais tempo e esforço na compra dos insumos essenciais para o produto final. Caso os processos ainda sejam, majoritariamente, manuais, esses dois tipos de compra acabam tomando quase o mesmo tempo na rotina da equipe.
Sabendo disso, a PETRONAS já vinha em busca de uma ferramenta que pudesse facilitar a rotina dos compradores e tornar a empresa ainda mais competitiva. Um dos grandes gargalos encontrados pela equipe de suprimentos era em relação à gestão de contratos. Visto o número de fornecedores e as particularidades ― tanto em termos técnicos quanto no que tange à conformidade legal ― do negócio, a organização de todos esses documentos demanda um grande esforço dos colaboradores.
Entretanto, além de facilitar a gestão dos contratos, existe um benefício inerente à digitalização: a construção de histórico e de um banco de dados. “A análise de dados é o ativador mais importante do departamento. A partir deles, é possível alcançar um resultado expressivo em saving. Outra vantagem que a tecnologia traz é em relação ao compliance e à rastreabilidade das informações, uma vez que todas as movimentações são registradas na plataforma”, comenta a coordenadora de marketing da Nimbi, Aline Pereira.
Ainda, em grandes empresas, a tecnologia mostra seus benefícios por meio de:
No próximo tópico, saiba como a PETRONAS avalia a plataforma da Nimbi e o que a empresa ganhou ao aderir à tecnologia nos processos de compras de indiretos. Continue a leitura!
Por se tratar de uma grande empresa, a PETRONAS Lubricants Internacional já tinha familiaridade com ferramentas de compras. Antes da parceria com a Nimbi, outra plataforma era utilizada. Entretanto, caiu em desuso quando o sistema ERP foi implementado. Mesmo que suprisse algumas das necessidades da área de suprimentos, esse é um software mais voltado à gestão financeira, não englobando todas as demandas da equipe.
“Quando não se tem uma solução exclusiva para compras que converse rapidamente com o mercado, perde-se muito: visibilidade, acesso às tendências, novos parceiros, enfim, muitas chances de otimização. Como somos uma empresa inserida na Indústria 4.0 tínhamos uma grande inquietação em melhorar nossa área de suprimentos, torná-la mais eficiente e estratégica. E isso só é possível por meio da digitalização de processos”, comenta o Diretor de Compras da PETRONAS nas Américas, Adílson Tunes de Souza Mello.
Após uma procura pela plataforma que atendesse às necessidades que envolveu uma equipe global, a Nimbi foi escolhida como a mais pertinente. “Além de se mostrar bastante adequada à nossa necessidade, a ferramenta da Nimbi teve um grande diferencial: o custo. Isso porque, como opera na nuvem, não há necessidade de estar alocada na empresa. E, ainda, é possível integrá-la ao ERP. Estamos na fase final desse trabalho e, então, os sistemas estarão conectados”, completa Adílson.
Atualmente, o Diretor de Compras pontua que o gargalo envolvendo a gestão de contratos e cadastros foi sanado. Agora, com todos os processos digitalizados e a ferramenta nutrida de informações, as renovações de acordos ou licenças importantes para o fornecedor, geram alertas automáticos. Assim, o gestor recebe as notificações e fica a par do que é necessário, podendo dar sequência às pendências junto ao fornecedor.
Quer saber mais sobre o assunto e levar a inteligência digital em compras para a sua empresa? Leia o artigo Otimize a relação com fornecedores e negociações com NIMBI PRIVATE e confira os detalhes da plataforma utilizada pela PETRONAS. Se preferir, entre em contato conosco!