Marketplace B2B: aumente seu alcance e reduza seus custos de comprar.

Mulher negra, analista de compras, realizando a compra dos seus insumos pelo marketplace b2b da nimbi, chamado Nimbi Private

Marketplace B2B é uma plataforma de compras que agiliza processos operacionais para empresas.

 

Segundo a consultoria Forrester Research, 74% dos fabricantes dos Estados Unidos já fazem mais da metade das buscas por fornecedores e produtos na internet, o que corrobora com o que acontece no Brasil: 56% revelam esperar fazer mais da metade de suas compras corporativas online também. Por isso, não é nenhuma surpresa que o marketplace B2B esteja crescendo cada vez mais. 

 

Essa solução é similar a e-commerces como Amazon ou Mercado Livre, a diferença é que ao invés de ser entre uma pessoa física e um negócio, a transação é entre empresas para comprar todo tipo de produtos, desde insumos para fabricação de algo até materiais de escritório e brindes para colaboradores. 

 

Como funciona um marketplace B2B?

Imagine que é uma universidade e precisa comprar itens de papelaria para abastecer seus estoques. Normalmente, você teria que pesquisar diversos fornecedores e entrar em contato com cada um para avaliar preços, condições de pagamento e prazos de entrega, certo? Além disso, idealmente, teria que pesquisar indicações e clientes antigos desses possíveis parceiros para avaliar se são confiáveis e se não haverá quebra de contrato. No entanto, a falta de tempo e recursos acaba atrapalhando. 

 

Felizmente, hoje, você encontra marketplaces B2B como o da Nimbi, o Nimbi Private. Por ser uma solução online que já tem um compilado de fornecedores seguros e homologados a partir de sua reputação na plataforma, fica bem mais fácil de comprar o material que precisa. Ao entrar no site, você tem acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados e pode usar filtros para definir as condições e categorias que deseja para comparar e analisar esses parceiros sem ter o trabalho anterior de reunir todas essas informações.

 

Dessa forma, sua empresa consegue reduzir seu lead time de req-to-order para zero, economizar em média até 20% nos preços unitários e ainda diminuir seu custo de comprar em 70%, o que significa uma grande otimização da sua gestão de compras.

 

Afinal, o que é custo de comprar?

Todo time de compras tem formas de avaliar sua produtividade. Então, quando se fala em custo de comprar, esse índice mostra se o valor gerado pelo comprador ao fazer seu trabalho é maior que o custo que ele traz para o negócio. Assim, se esse custo-benefício não valer a pena, pode-se tomar alguma ação para melhorar essa estatística como contratar um marketplace B2B. 

Nimbi Private

Ao fazer isso, o colaborador pode ganhar um propósito mais estratégico. Afinal, seu trabalho mais operacional de pesquisa, homologação e gestão de fornecedores, por exemplo, fica sob responsabilidade da plataforma de marketplace B2B, deixando-o livre para analisar os dados obtidos e criar estratégias que realmente impactam o futuro do negócio.

 

Por isso, o uso de um bom marketplace B2B como o Nimbi Private está diretamente ligado a redução dos custos de comprar e diversos outros índices que garantem que o processo de compras de uma empresa seja mais eficiente, produtivo e estratégico para ter novas conquistas no seu setor, independentemente do segmento. 

 

Quer conhecer esse tipo de solução mais profundamente? Leia nossos outros artigos e acompanhe nossas redes sociais para atualizações.

Acesse também nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkdIN e Youtube.

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin