Hoje em dia, uma boa gestão de compras pode ser resumida em duas palavras: estratégia e tecnologia. Se por um lado, é preciso fazer escolhas conscientes e analíticas para construir bons relacionamentos com fornecedores e garantir a entrega dos produtos ou serviços necessários; por outro lado, essa inteligência corporativa precisa ter um meio de executar esse planejamento de maneira rápida, direta e eficiente. E é aí que entra a tecnologia e o software de compras.
Com os dois trabalhando em conjunto, é possível usar essas plataformas de gestão de compras para construir uma rede de apoio valiosa na empresa que automatize tarefas antes manuais, otimize tempo e garanta segurança e confiabilidade a todo o processo que envolve terceiros (fornecedores) tão essenciais para o funcionamento do negócio.
Por isso, se você ainda não usa uma plataforma ou software de compras, é provável que esteja correndo perigos graves que podem comprometer o futuro da sua empresa.
Em meio a tantas atividades no dia a dia, é comum que essa gestão possa ficar em segundo plano. No entanto, desde material de escritório até equipamentos de proteção, os itens e insumos vindos de fornecedores são essenciais para a cadeia produtiva de uma empresa e garantem que ela tenha uma base importante para exercer sua principal função.
É apenas com uma gestão de compras comprometida com essa relação que você poderá entender os gargalos, prever possíveis melhorias e perceber o que está sendo cumprido ou não.
Com a ajuda de uma plataforma de e-Procurement, é possível fazer exatamente isso e ganhar abrangência nessas percepções ao se afastar das tarefas manuais. O sistema ajuda a rastrear e monitorar histórico das operações, padronizar formulários, consultar relatórios de risco, visualizar recorrência de vencimentos de cadastros e documentos, e integrar sistemas ERP facilmente.
Sabia que um leilão reverso pode gerar economias de até 13% na negociação de materiais? Em serviços, esse número pode chegar a 18%. Por isso, muitas empresas o veem como uma ótima forma de incentivar a competitividade entre fornecedores para conseguir preços menores.
Cabe a cada negócio entender o que funciona para seu cotidiano e como aplicar na sua área de suprimentos, mas, para isso, é preciso ter um software de compras que o ajude a enxergar essas possibilidades. O e-Procurement da Nimbi é um exemplo perfeito, porque é uma plataforma que compila tudo isso em um só lugar, 100% online, evita gastos com reuniões, convites e leiloeiros, e ainda garante compliance e segurança de dados diante a LGPD.
Para diminuir custos, é preciso uma análise de fornecedores e opções, certo? Quando isso é feito com colaboração da tecnologia, essa tarefa se torna mais precisa e eficiente. Afinal, um software de compras vai ajudar você a comparar dados e opções, e analisar propostas, economizando nas negociações e dando espaço para parcerias mais lucrativas de alto nível.
Além disso, ao automatizar processos e garantir fornecedores homologados, o negócio tem maior compliance, menos riscos de quebra de contratos e maior segurança de entrega dos produtos que precisam desses parceiros, o que se traduz em savings a longo prazo. Pode-se dizer, inclusive, que há uma redução de até 15% nos custos de aquisição de bens e serviços com um e-Procurement como a Nimbi.
Ter vários sistemas que não se falam em uma empresa pode ser muito cansativo para seus colaboradores, sem contar quando negócios sequer automatizam tarefas operacionais. Esse excesso de atividades pode gerar uma sobrecarga que afeta o rendimento e o nível de satisfação de uma equipe de gestão de compras.
Quando um e-Procurement entra em ação, ele ajuda muito a desafogar esses profissionais e garante que eles tenham maior qualidade de vida no trabalho, motivando-os a usar habilidades estratégicas e táticas. Na Nimbi, por exemplo, há uma redução no tempo gasto no processo de negociação em até 80% por usar uma ferramenta online e não mais emails. Assim, a equipe tem mais horas para buscar novas oportunidades, fazer planos para o futuro e construir relacionamentos com fornecedores.
Para se manter competitivo no mercado exigente de hoje, é preciso estar atualizado e isso requer tecnologia. Apesar do que muitos acreditam, esse tipo de software de compras não está ao alcance apenas de grandes empresas. Negócios como a Nimbi criaram sistemas de e-Procurement flexíveis para qualquer realidade exatamente por entender a importância da acessibilidade dessa melhoria de processo. O pagamento costuma ser no modelo SaaS, cujo valor é mensal e tudo fica em nuvem, sem a necessidade de comprar licenças, instalar programas e custos de implantação com sistemas ERP.
De maneira democrática, sua equipe tem acesso a processos mais rápidos, práticos e competitivos, sem necessariamente ter grandes custos. Além disso, na Nimbi, sua empresa pode montar o plano de acordo com os módulos que mais necessitar, agilizando determinada parte do processo da gestão de compras.
Quer entender melhor como o e-Procurement da Nimbi funciona? Agende uma reunião conosco!
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