Antes o setor de compras era visto como “tirador de pedidos”. De maneira manual, seu objetivo era fazer requisições e controlar estoques enquanto gerenciava fornecedores. No entanto, o strategic sourcing surgiu para se alinhar com as exigências do mercado ágil que vivemos e explorar melhor o potencial dessas equipes.
Claro, não pode se basear apenas em pesquisas de preços, mas também compreender todas as possíveis consequências de uma aquisição, levando em conta confiabilidade do fornecedor, cumprimento de prazos, qualidade dos insumos, pilares de ESG e indicadores de desempenho.
A partir da análise sistemática dos gastos da empresa e suas demandas, é possível usar a inteligência de mercado para organizar ações que aprimorem esse fornecimento. Listamos abaixo 5 bons motivos que comprovam isso:
Já parou para pensar como existem alguns produtos que podem ser mais caros do que o valor inicial porque dependem da reposição de certos materiais constantemente? Um ótimo exemplo disso são as impressoras que, apesar de muitas vezes serem baratas, tem cartuchos de tinta caros. Isso se chama Custo Total de Propriedade (TCO, sigla referente ao termo em inglês), que considera todos os valores relacionados à aquisição e utilização do produto ou serviço para além do valor da compra em si.
Assim, fica claro como é importante observar e analisar o todo ao contratar um fornecedor ou fazer uma compra. Colocar o strategic sourcing em prática dessa forma é usar soluções como o e-Procurement da Nimbi, que permite automatizar etapas do processo de compras que ajudam nesse análise macro da aquisição.
O módulo Analytics, por exemplo, cria relatórios de spend, cost avoidance e SLA que ajudam a parametrizar regras e acompanhar pedidos de maneira que suas ações sejam mais estratégicas. Por causa dessas e outras vantagens, pode-se dizer que empresas que adotam sistemas de gerenciamento de fornecedores têm um saving de, em média, 15%.
Muitos compradores têm receio que fornecedores não consigam cumprir o combinado ou que ocorra quebra de contrato, afinal a qualidade do produto final pode ser afetada, assim como a experiência do cliente. Sem insumos, a produção é afetada e cria-se uma bola de neve de problemas que dependem de terceiros para ser resolvida. Por isso, a homologação é uma etapa extremamente importante que merece atenção.
Felizmente, hoje em dia, existem soluções que automatizam processos de compras e trabalham com a homologação desses possíveis parceiros. No Nimbi Private, por exemplo, existe um fomento a fornecedores que tenham um histórico positivo de atendimento na plataforma. Já no e-Procurement da Nimbi, existe até mesmo um módulo de serviço que obtém relatórios de risco financeiro, reputacional e até criminal para garantir que sua empresa tenha confiança na escolha de com quem vai negociar.
Além de transformar o papel da área de compras, o strategic sourcing dá maior visibilidade, credibilidade e participação de suas equipes na tomada de decisões do negócio. Assim, o processo de compras passa a ser visto como um centro estratégico da empresa ao invés de um polo de custos, deixando claro sua contribuição para a valorização do negócio. Além disso, permite que o comprador possa desenvolver suas soft skills e se motivar com o dia a dia, saindo das tarefas mais manuais e monótonas.
Por exemplo, ao utilizar um marketplace B2B como o Nimbi Private, é possível ter acesso a mais de 400 mil itens já pré-negociados de fornecedores do Brasil todo sem ter o trabalho de pesquisa e compilação de informações disso tudo, agilizando o processo e ganhando estratégia em compras.
Uma boa e sistemática análise de gastos é ideal para identificar descumprimentos de procedimentos internos e assegurar que as melhores práticas estejam sendo utilizadas, evitando desperdícios e aumentando produtividade. Ao utilizar uma plataforma como o e-Procurement da Nimbi, é possível manter o registro de todas as ações dos membros da equipe de compras e, assim, obter rastreamento e auditabilidade de todo o processo para que sua empresa tenha compliance e evite pressão dos stakeholders, pois terão acesso a tudo que fazem de maneira fácil e online.
Ao analisar dados de produtividade e entender como cada recurso se encaixa na sua cadeia de suprimentos, é possível escolher o que vale a pena ser terceirizado ou tem uma importância grande demais para arriscar. Dessa forma, o strategic sourcing ajuda a empresa a aproveitar melhor seus bens usando dados obtidos pelo processo.
No e-Procurement da Nimbi, isso fica óbvio com o uso de ferramentas que reduzem até 15% nos custos de aquisição de bens e serviços, diminuem em até 50% seu tempo de negociação e outras vantagens que fazem recursos materiais e imateriais serem otimizados e terem maior valor na corporação.
O strategic sourcing é baseado em análises, dados e fatos, e tem um papel importante no processo decisório de compras, afinal pode ajudar sua empresa a ter um grande diferencial interno na hora de conseguir fornecedores e manter seu ciclo de produção ativo e saudável. Com a ajuda de soluções como a Nimbi, essa metodologia não só fica mais viável como ainda mais ágil para garantir o melhor dos dois mundos.
Se sua empresa se interessou por esse universo de soluções, leia outros artigos por aqui ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar.
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