Como o próprio nome em inglês já diz, strategic sourcing é uma forma de fazer compras corporativas com estratégia. De maneira sistemática, ela avalia as consequências da aquisição de um produto e sua complexidade em 360 graus de maneira que otimiza melhorias na execução de processos, além de controle de qualidade e custos. Assim, essa inteligência de negócio é usada para converter a área de supply chain em um departamento-chave da empresa.
Com a ajuda da tecnologia, o strategic sourcing consegue atingir ainda melhor seu objetivo. Afinal, ferramentas de compras como o marketplace B2B Nimbi Private, por exemplo, causam redução de lead-time de req-order para zero e de req-deliver em mais de 50% devido à sua agilidade com as negociações.
Ao utilizar uma plataforma de e-Procurement, já é possível ver outros aspectos dessa metodologia aflorando. Essa automatização de todo o processo de compras otimiza a gestão de compras corporativas, fazendo-a funcionar de maneira mais fácil e suave, como a graxa nas peças de um motor de carro. Por isso, separamos os principais benefícios:
Antes complexos e desgastantes, os processos de negociação agora estão otimizados com o uso do strategic sourcing, pois gera orçamentos melhores com menos esforços. Afinal, ao utilizar uma plataforma de gestão de compras corporativas, você automatiza etapas mais operacionais e cansativas, e amplia a concorrência entre os fornecedores.
No Nimbi Private, esse fomento de alternativas de fornecimento acaba mitigando o risco de desabastecimento por stock-out de um fornecedor, já que tem a oportunidade de acessar diferentes parceiros e condições, e criar relações de confiança com empresas que fornecem indiretos já homologadas e qualificadas com um histórico positivo de atendimento da plataforma.
De forma padronizada e organizada, o uso do strategic sourcing incentiva empresas a terem um tempo de resposta mais curto e negociações mais rápidas usando uma plataforma de gestão de compras. Como tudo é feito online e automatizado, todo o processo fica mais rápido – da homologação de fornecedores até o pagamento. Ao invés de fazer tudo por e-mail, uma ferramenta como a Nimbi provoca redução do tempo gasto no processo de negociação em até 80%.
Qualquer erro de proposta ou falta de informações enviada pelo fornecedor só atrasa ainda mais as equipes de compradores, não é mesmo? Usar uma plataforma online fornece acesso rápido para envio e recebimento de dados, além de controlar a vigência dos contratos e reduzir em até 40% o tempo de aprovação de um processo.
No processo de cotação de preços, é comum que empresas avaliem diversos fornecedores e suas condições para, assim, escolher a melhor opção. Já com uma plataforma que adere ao strategic sourcing, a concorrência entre os possíveis parceiros fica clara desde o início, e todas as ações dos requisitantes, compradores e aprovadores são registradas, permitindo uma relação mais transparente e maior compliance com as políticas da empresa.
Além disso, esse registro garante um histórico importante e banco de dados para o negócio poder analisar a produtividade dos procedimentos e de suas equipes.
Se antes os processos eram feitos manualmente e a pesquisa de fornecedores era feita com papel e caneta, hoje, a sociedade e os clientes exigem cada vez mais agilidade, o que significa que a automação se tornou necessária para qualquer empresa moderna poder se diferenciar.
Ao investir em novas tecnologias e métodos como o strategic sourcing, o negócio tem as condições necessárias para pensar de maneira mais estratégica, tornar-se mais competitivo, aumentar a produtividade e vender mais.
Saiba mais sobre soluções tecnológicas de strategic sourcing no blog e nas redes sociais da Nimbi.