Gestão de compras: 4 desafios que todo gestor precisa superar

Foto de dois empresários analisando os desafios a serem superados na gestão de compras da sua empresa

Gestão de compras é uma área que exige soluções estratégicas para superar desafios e contribuir para o crescimento do negócio

 

Matéria-prima que não atende aos requisitos ou que não tem a qualidade esperada, problemas com orçamento… Comprar não se resume a ter verba disponível, e é aí que entra a gestão de compras.

 

O crescimento de um negócio também depende de um esquema de compras que seja estratégico e preparado para enfrentar desafios, evitar falhas, eliminar gastos desnecessários e manter a competitividade no mercado. No post de hoje, separamos 4 dos principais desafios que podem surgir na jornada do gestor de compras e explicamos por que é importante superar cada um deles.

 

1. Administrar o capital humano

É o capital humano que agrega habilidades e conhecimento a uma empresa, e saber gerenciar esse elemento central é fundamental para o sucesso da gestão de compras. Os gestores de compras precisam de um bom convívio no ambiente de trabalho para atuar, e saber ouvir é um dos principais desafios que precisam ser superados dentro dessa capacidade. Migrar para processos digitais com o auxílio de uma plataforma que facilite o dia a dia da área de compras traz mais produtividade para a equipe, que ganha tempo para desenvolver suas habilidades interpessoais (as tão necessárias Soft Skills) e saber lidar melhor com prazos e pressa por resultados. A Nimbi, por exemplo, possibilita o acesso a essa tecnologia para todos os tamanhos e segmentos de empresas.

2. Priorizar uma boa relação com os stakeholders

Por fazer a “ponte” entre empresas e fornecedores, o setor de compras precisa saber administrar e equilibrar os interesses dessas duas partes, evitando prejuízos e desvantagens no decorrer dessa relação. Uma forma de superar esse desafio típico da função é buscar deixar todas as informações transparentes para a empresa e o fornecedor, mediando uma boa comunicação entre os envolvidos. Neste aspecto, a tecnologia também pode auxiliar ao proporcionar mais facilidade nas negociações: o Nimbi Private abrange em sua plataforma gratuita catálogos customizados que facilitam a visualização de itens devidamente selecionados para compra em um ambiente seguro.

3. Agir com estratégia para reduzir custos (e não apenas preço)

Comprar bem é o primeiro passo para uma iniciativa de redução de custos. Esse é um desafio que pode ser superado com a busca pelos fornecedores que mais se adequam aos preços priorizados pela empresa e a revisão de contratos antigos e práticas que não funcionam mais. Além de transportar seu processo de compras para o meio digital, as soluções da Nimbi maximizam a produtividade do seu negócio ao contar com processos totalmente automáticos de controle da vigência e do orçamento de seus contratos, evitando falhas e ineficiência no estoque.

4. Selecionar apenas fornecedores qualificados

Os riscos que atingem uma boa gestão de compras podem ser minimizados com a escolha de fornecedores qualificados, e este é um aspecto em que novamente uma plataforma digital que proporciona acesso e visibilidade a documentos e informações sensíveis por categoria de fornecedor pode ajudar. É crucial ter a certeza de que o fornecedor selecionado é capaz de executar o serviço proposto com qualidade e dentro do prazo, e ferramentas que possibilitam realizar o strategic sourcing nessa seleção auxiliam sua empresa a tomar as decisões certas para se destacar no mercado.

 

Na busca por mais estratégia na administração de desafios, faz diferença poder contar com uma parceira de referência na área de Supply Chain, munida de recursos para centralizar todo o processo do setor de compras em uma plataforma que engloba as soluções marketplace B2B e e-Procurement em só lugar. Deixe a Nimbi cuidar da inserção do seu negócio no mundo digital e simplificar o processo de lidar com desafios. De quebra, você ganha mais tempo para desenvolver novos planos e estratégias!

 

Nossa equipe está pronta para conversar e tirar qualquer dúvida que possa surgir.

Quer saber mais sobre Gestão de Compras ? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

 

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin