Imagine um iceberg no meio do oceano. O pico que podemos ver é como se fosse o preço da compra, mas o que nem todos percebem é que o custo real da aquisição é toda a parte da montanha que está por baixo da água. Quando se fala em strategic sourcing, esse conceito é basicamente uma forma de mergulhar nesse oceano e enxergar o todo na hora de fazer a gestão do supply chain de uma empresa.
Se antes a gestão de compras era focada nesse pico, procurando apenas preços mais baratos como uma central de pedidos; hoje, as cotações precisam ser mais estratégicas e sistemáticas para avaliarmos em 360º as consequências dessa aquisição. Além disso, o strategic sourcing permite uma dinâmica de maior coesão dos setores e atividades da empresa, e possibilita um trabalho em conjunto que alcance as metas do negócio.
Quais são as vantagens do strategic sourcing?
A partir da revisão e adequação de como todos os custos externos afetam os produtos ou serviços da empresa, é possível fazer uma análise e aprimoramento dos valores internos que afetam a gestão dos suprimentos. Em uma visão ampla e maior compreensão do que está funcionando nos procedimentos de compras feitos, é possível montar estratégias que realmente melhorem a eficiência do todo.
Entendendo a estrutura dessas aquisições, a gestão de compras permite uma busca de condições que maximizem essa relação custo-benefício, melhorando o fluxo de atendimento às necessidades do mercado e dos clientes.
As etapas da cadeia de supply chain se tornam mais coesas e se falam melhor, o que garante uma melhoria na capacidade de negociação com fornecedores e o poder de compra da empresa.
Ao combinar strategic sourcing com plataformas de compras, o potencial da empresa se expande. Afinal, sistemas assim permitem a automatização do processo manual do setor, assegurando que a equipe tenha maior estratégia e análise.
A cultura organizacional precisa permitir verbas e tempo para garantir que o strategic sourcing seja implementado e bem recebido pelas equipes.
É crucial entender as demandas, necessidades e metas estabelecidas pela empresa para, assim, coletar dados dos fornecedores e documentar parâmetros de custo e oportunidades de negócio de cada um. No marketplace B2B da Nimbi, por exemplo, é possível ter acesso a mais de 400 mil itens pré-negociados que podem agilizar esse processo, garantindo a redução no custo de comprar em 70% e uma economia média no preço unitário em até 20% com parceiros qualificados a partir de um histórico positivo no sistema.
Ao estabelecer opções e a demanda atual, é possível analisar quem melhor se adequa a essa necessidade. Em uma plataforma de compras como a Nimbi, é seguro e rápido fazer essa homologação a partir da solução de e-procurement com relatórios com dados de risco financeiro, reputacional, trabalhista, ambiental e até criminal para evitar rupturas de contrato e garantir maior controle sobre as ameaças de uma parceria.
Depois de fazer a homologação de fornecedores, é importante escolher o parceiro e seguir o processo: ajustando documentos a serem utilizados para concretizar o negócio, acompanhando prazos e garantindo uma entrega final de qualidade. No e-Procurement da Nimbi, módulos flexíveis ajudam a otimizar diversas etapas. No módulo de compra, por exemplo, é possível automatizar atividades transacionais e obter rastreamento e auditabilidade de tudo que é feito, mantendo o registro de todas as ações dos requisitantes, compradores e aprovadores.
Por fim, é essencial incluir na sua rotina a institucionalização do strategic sourcing, seja por meio de treinamentos ou relatórios de feedback para acompanhar métricas de desempenho e ter dados que mostram o sucesso da metodologia. Assim, o processo fica ainda mais aprimorado na empresa.
Implementar o strategic sourcing pode não ser fácil, mas é fundamental para que uma empresa tenha uma gestão de compras que vá além de obter pedidos e, assim, avance para o futuro do mercado.
Com a ajuda de tecnologias como uma plataforma de fornecedores, equipes diminuem tarefas operacionais e cansativas para se permitir focar no planejamento do negócio e ter uma visão sistêmica do tal iceberg como um todo.
Dessa forma, seu negócio pode crescer e evoluir de verdade. Quer saber mais sobre esse mercado de e-procurement e marketplace B2B que mencionamos? Leia no nosso blog e acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e no Youtube.