Plataforma de compras: o que a sua empresa precisa para reinventar seu setor de supply chain.

Foto de uma empresária confiante utilizando a plataforma de compras para gerenciar o supply chain da sua empresa

Plataforma de compras é uma tecnologia que automatiza e otimiza a gestão de compras e escolha de fornecedores.

 

Muitas empresas dependem de matérias-primas para produzir seus produtos ou auxiliar em seus serviços, o que torna o setor de supply chain essencial para o funcionamento do negócio, sempre garantindo qualidade e lucratividade em suas vendas. Por isso, tecnologias e sistemas como a plataforma de compras têm ganhado espaço no mercado.

 

Com um bom fornecedor e processos eficazes, uma empresa tem respeito e confiança para garantir que seus produtos ou serviços sejam entregues no prazo com custos razoáveis. Além disso, uma plataforma de compras padroniza contratos e assegura que a vigência deles seja muito bem controlada, evitando custos extras ou problemas de estoque. 

 

Mas, o que é uma gestão de compras?

Como o nome diz, a gestão de compras ou procurement é um método de obtenção de bens ou serviços de uma fonte externa. Eles podem ser divididos em diretos (ligados ao produto final da empresa) ou indiretos (voltados para a operação e backoffice, mas sem relação direta com o produto final, como limpeza e materiais de escritório). 

Ao ser usada como função estratégica, a gestão de compras envolve desde a identificação e seleção de fornecedores até o gerenciamento de contratos e controle de notas fiscais, passando pela negociação de termos e valores. 

 

Como uma plataforma de compras pode ajudar?

Se pensarmos na metodologia do strategic sourcing, ter uma parceira como uma plataforma de compras ao seu lado faz toda a diferença para as organizações. Afinal, monitorar várias transações simultâneas, negociar com fornecedores e controlar contratos e prazos fica muito mais fácil se boa parte desse processo é automatizado e computado em um único sistema de gestão de compras.

 

Com a solução e-Procurement da Nimbi, por exemplo, é possível escolher os módulos que melhor se adequam à realidade da sua empresa e, assim, criar planos flexíveis. Dessa forma, em cada etapa do processo de aquisição, é possível ver diversas vantagens de ter uma plataforma de compras assim em mãos:

 

1.Certificar fornecedores 

Ao começar a gestão de compras, é importante fazer o processo de estudo, homologação e administração de fornecedores. No módulo Certifica da Nimbi, o negócio consegue customizar formulários e fluxos de aprovação, definir frequência de atualização de documentos e ainda validar informações do CNPJ desejado.

2.Negociar contratos 

A inteligência digital de compras vem das facilidades que a tecnologia proporciona, como o módulo Negocia da Nimbi se propõe. Lá, é possível registrar todas as rodadas de negociação, traçar um mapa comparativo das propostas comerciais e potencializar os resultados de negociações ao realizar leilões. 

3.Comprar a demanda

Os módulos de Compra e Catálogo na Nimbi permitem uma integração do supply chain com outros setores da empresa a ponto de aumentar em até 42% a produtividade da área e disseminar o compliance de boas práticas. Dessa forma, o negócio consolida todas as solicitações em um só lugar, gera pedidos automáticos de itens pré-negociados em catálogo, controla a vigência dos contratos e muitas outras tarefas que envolvem a operação de aquisição.

4.Organizar os pagamentos 

Por fim, a última etapa é administrar os pagamentos. Com o módulo Paga da Nimbi, é possível usar a plataforma de compras para reunir todas as informações e notas fiscais sobre pagamentos em um só lugar e, assim, reduzir o custo operacional em departamentos como financeiro e contas a pagar.

 

Com a automação de qualquer etapa da gestão de compras, é inegável ver como uma plataforma de fornecedores assim pode otimizar o processo e garantir que a empresa ganhe produtividade ao longo de sua usabilidade. Afinal, conforme evolui em cada estágio, o e-Procurement vai se moldando às suas necessidades de demanda.

 

Quer conhecer melhor a Nimbi e suas soluções? Continue lendo nosso blog e nos siga nas redes sociais. 

Compartilhar: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin