Supply Chain e novas tecnologias: entenda como o setor está mudando.

Foto de uma empresária confiante ao usar o Supply Chain no setor de compras da sua empresa.

Supply Chain consiste em um sistema de atividades para captação de recursos e suprimentos para produção e distribuição de um produto.

 

Desde a origem até o momento de aquisição do cliente, um produto percorre uma série de processos e passa por diversos agentes e setores que vão fazê-lo chegar ao final com maior qualidade e menor custo. Pode-se dizer que a área de compras, assim, se torna essencial para o funcionamento desse ciclo de supply chain, garantindo a matéria-prima e o suporte necessário para a sustentação do negócio. 

 

Com o mundo digital cada vez mais rápido e cheio de novas tecnologias o tempo todo, o supply chain precisou ser repensado para se adaptar a essa realidade. Novas ferramentas e softwares de gestão de compras passaram a ganhar espaço no mercado e mostrar que existe uma forma mais eficiente e produtiva de fazer as coisas.

 

Toda a qualidade, segurança e eficácia necessárias para entregar tudo no prazo no processo de supply chain, que vem sendo otimizado com o uso de plataformas de gestão de compras como a Nimbi.

 

O que é uma plataforma de compras?

 

Um sistema de gestão de compras desse tipo é um ambiente digital construído para que equipes da cadeia de supply chain consigam automatizar muitos dos processos que antes eram manuais, como pesquisa de fornecedores, estudo de prazos e negociações. 

 

Com a ajuda de uma plataforma de gestão de compras, é possível integrar todos os setores com maior facilidade, ter históricos bem definidos, controlar melhor os fornecedores, e ainda ter acesso a itens pré-negociados. 

 

Se for um marketplace B2B, por exemplo, a plataforma conta com catálogos de produtos dos fornecedores com acesso prático e rápido, como acontece em um e-commerce típico. De um lado, o parceiro coloca seus produtos à venda e, de outro, a empresa consegue comparar condições e preços facilmente. Porém, quando  combinado a uma solução de e-Procurement, ainda é possível automatizar pedidos, controlar a vigência de contratos e, assim, evitar falta de estoque ou custos emergenciais.

 

Em poucos lugares dá para encontrar as duas soluções, mas a Nimbi é uma plataforma de compras que garante essa combinação tecnológica para empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

 

Não há como negar que a área de supply chain tem seus desafios e a Nimbi se propõe a resolver cada um deles:

 

Complexidade do processo 

Com a terceirização e descentralização de muitos processos, o ciclo de supply chain tem se tornado cada vez mais ramificado e complexo, cheio de etapas e agentes, exigindo que a automação e tecnologia tenham um papel significativo para a administração da cadeia toda. 

 

Na Nimbi, a plataforma de compras é intuitiva e fácil de usar exatamente para descomplicar o supply chain e tornar a solução mais acessível para empresas variadas, levando praticidade para esse sistema já tão complexo.

 

Integração de etapas

Se temos cada vez mais agentes envolvidos, assim como processos de diferentes localidades, os sistemas variados precisam se comunicar muito bem entre si e estarem automatizados ao máximo para tornar o dia a dia mais eficiente. Afinal, não são só as etapas externas que precisam ter sinergia, mas as demandas dentro da empresa também precisam ser atendidas conforme aparecem. 

 

Na solução de e-Procurement da Nimbi, por exemplo, as etapas do processo de gestão de compras são divididas em módulos flexíveis na plataforma. Assim, dependendo da necessidade do negócio, dá para contratar um plano que se adeque ao que sua realidade comporta. Se quiser focar na homologação de fornecedores, é possível usar o módulo Certifica, porém, se precisar de alguma ferramenta para fazer cotações, você pode escolher o Negocia, dentre diversas outras opções.

 

Mensuração de desempenho

Todo empresário sabe bem como é difícil se ater a métricas e entender como elas podem mostrar o resultado das equipes. Em um ciclo complexo como o supply chain, cada etapa influencia a seguinte e sua variedade acaba deixando cada vez mais complicado mensurar os resultados. 

 

Com a Nimbi, seja com a solução de marketplace B2B ou o e-Procurement, você consegue acompanhar dados e históricos por meio de mapas comparativos e dashboards transparentes que vão ajudá-lo a acompanhar o desempenho da sua equipe e entender o que está funcionando ou não no processo.

 

Percebeu como o supply chain, quando munido de tecnologia, pode ter seus processos otimizados e promover uma melhor tomada de decisão, agilizar todas as etapas e garantir flexibilidade organizacional? Saiba mais sobre essa e outras vantagens de plataformas de compras no nosso blog.

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