Uma cadeia de suprimentos, ou supply chain, é composta por muitos elementos. O ciclo que conecta empresa, fornecedor e cliente requer uma série de atividades e recursos que transformam a matéria-prima em produto final. E quem faz esse círculo rodar é a área de compras de uma empresa. Afinal, é ela que garante a compra dos insumos e faz o acompanhamento ideal para que tudo seja entregue e nada falte.
No entanto, a gestão de compras vai muito além da contratação de fornecedores: atualmente, ela tem se tornado essencial para o futuro das empresas. Se pararmos para pensar que materiais e serviços costumam compor cerca de 60 a 80% do custo final de um produto, então por que não usar o poder de impacto desse setor?
Como qualquer setor, a área de compras corporativas precisa ter metas e objetivos claros para seguir encontrando preços e serviços com vantagens e qualidade que sejam entregues dentro do prazo necessário. Dessa forma, indicadores de desempenho (ou KPIs) são uma ótima maneira de ter dados concretos e realistas que, de fato, mostram o status da empresa, o que pode melhorar ou o que está dando certo.
A escolha de indicadores para gestão de compras, claro, depende de cada organização e do momento que se encontra. Por exemplo, o custo de comprar costuma ser crucial, portanto, se a empresa usar o Nimbi Private e reduzir 70% desse índice, será um ótimo sinal. No entanto, de nada adianta ter dados se seu time não conseguir analisá-los, por isso investir nos seus colaboradores também é importante.
Entender o potencial de cada profissional da sua empresa é fundamental para ampliar as capacitações da sua equipe e garantir maior produtividade e qualidade de vida para todos. Para isso, é preciso olhar para as habilidades técnicas (hard skills) de cada um, mas também entender como suas competências comportamentais (soft skills) podem ajudar a empresa. Afinal, a flexibilidade e a capacidade de aprendizado de um colaborador podem fazer toda a diferença no momento de implementar ferramentas e softwares de compras que otimizem certos processos da sua cadeia de suprimentos.
Como toda equipe precisa de um líder, essas tecnologias e dados exigem uma visão mais holística do departamento de compras corporativas. Para ter um foco total em operações e gerenciamento de preços, o papel do CPO está cada vez mais integrado no strategic sourcing com o uso de dados em tempo real.
Dessa forma, o CPO une o uso de KPIs essenciais e as necessidades do cliente para atender às demandas com maior tranquilidade, gerar valor e deixar um legado para a empresa, especialmente se usar uma plataforma de compras para ajudá-lo. Assim, fica mais fácil diminuir a pressão dos stakeholders, revolucionar o setor na empresa e realmente causar um impacto que seja motivo de orgulho.
Se antes os processos eram feitos manualmente e a pesquisa de fornecedores era feita com papel e caneta, hoje, a sociedade e os clientes exigem cada vez mais agilidade, o que significa que a automatização se tornou necessária para qualquer empresa moderna poder se diferenciar.
Ao investir em plataformas de gestão de compras como a Nimbi, o negócio tem as condições necessárias para pensar de maneira mais estratégica, tornar-se mais competitivo, aumentar a produtividade e vender mais com o uso mais inteligente de suas equipes e seus dados.
Como pode perceber, a automatização da gestão de compras parece englobar todos os itens cruciais para deixá-la estratégica e, assim, ter um papel importante no futuro da empresa. Por isso, caso queira entender melhor como as soluções de marketplace B2B e e-Procurement da Nimbi podem ajudar, leia outros artigos do blog ou entre em contato conosco.